Lembra-se de Argélico Fucks? Provavelmente não. O nome pode dar azo a várias má-interpretações e, talvez por isso, o antigo central do Benfica escolheu jogar sob o diminutivo Argel. O internacional brasileiro, que além do Benfica também passou pelo Porto, tem agora 40 anos e é treinador de futebol.

Em 15 anos como jogador, Argel passou por 9 clubes. Em 6 anos como treinador já trocou de equipa por 19 vezes. O antigo defesa começou a carreira como treinador em 2008 e desde então não tem parado: Mogi Mirim, Americana, Caxias, Campinense, São José, Criciúma, Guarani, Botafogo, outra vez no Caxias, Brasileirense, Oeste, Joinville, Figueirense, Avaí, Red Bull Brasil, América, de volta a Criciúma, Portuguesa e no verão de 2014 assinou novamente pelo Figueirense. Sempre pelo campeonato brasileiro, conseguiu apenas repetir três cromos: Caxias, Criciúma e Figueirense.

Aliás, desde que saiu do Benfica, onde esteve de 2001 a 2005, Argel nunca passou mais de uma época ao serviço do mesmo clube. Com estes dados poder-se-ia pensar que Argel não tem tido uma carreira de sucesso, mas a verdade é que Argel tem salvo alguns clubes da despromoção. No campeonato paulista, conseguiu manter Botafogo e Portuguesa na elite estadual quando parecia certa a despromoção. Já no Brasileirão, resgatou o Criciúma da descida, que estava quase matematicamente assegurada. O próprio garantiu ao ESPN Brasil que esse é o seu estilo: “Para mim, (salvar equipas da descida) é uma virtude. Quando os presidentes dos clubes me contratam para trabalhar, é sinal que eles têm confiança no meu trabalho”. E conclui “É nas dificuldades que a gente vê os grandes comandantes. Não é novidade nenhuma para mim trabalhar com equipas na zona de despromoção. Gosto de arrumar a casa. Essa é a minha característica”.

O ex-defesa central, que outrora ficou conhecido por ter dado um beijo a Giovanni Trapattoni em pleno Estádio da Luz, diz já ter toda a sua carreira como treinador planeada: treinar um grande do futebol brasileiro e, aos 55 anos, reformar-se. Fazem-se apostas para saber quantos mais clubes passarão pelas mãos de Argélico Fucks antes dessa reforma anunciada.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR