Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, terá sido ferido durante um ataque aéreo realizado por aparelhos dos Estados Unidos que tinha como alvo um edifício onde decorria uma reunião de dirigentes da organização localizado em al-Qaim, cidade do oeste do Iraque, perto da fronteira com a Síria. A informação foi avançada pelo Daily Mail e pela agência Reuters, que citaram a estação televisiva Al-Hadath.

As autoridades iraquianas não comentaram a notícia, mas duas testemunhas mencionadas pela Reuters garantiram que um ataque aéreo tinha conseguido atingir a casa onde se encontravam líderes de topo do Estado Islâmico (EI). Estas testemunhas acrescentaram que guerrilheiros do EI evacuaram um hospital para que os feridos pudessem receber tratamento e usaram megafones para apelarem aos residentes a doação de sangue.

Habitantes da cidade disseram não estarem em condições de confirmar se o líder local do EI teria sido abatido e fontes oficiais dos Estados Unidos também não confirmaram se Baghdadi teria sido alvo do ataque durante a operação. Uma fonte norte-americana revelou, porém, que as investidas dos aparelhos teriam sido dirigidas a uma caravana perto de Mosul, no norte do Iraque, a 280 quilómetros de distância de al-Qaim e, também, contra unidades de pequena dimensão do EI noutros locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR