A chuva vai manter-se nos próximos dias, com abertas durante hoje e quarta-feira, assim como o vento forte nas terras altas, fatores que levaram o Instituto Português do Mar e a Atmosfera a lançar um novo aviso amarelo.

De acordo com o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Ricardo Tavares, hoje estão previstos “aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada” além de “rajadas de vento forte no litoral oeste”.

Segundo o mesmo responsável, os avisos de precipitação para as regiões do litoral e centro, e em Vila Real e Viseu, levaram ao aviso amarelo do IPMA (o terceiro menos grave de uma escala de quatro) até às 18h00 de hoje, aviso que se estende também a situações de vento forte nas terras altas e em Faro.

De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, o aviso amarelo para a agitação marítima vai manter-se até às 18h00 de quarta-feira, já que são esperadas ondas de noroeste, de quatro a cinco metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA prevê para hoje, nas regiões norte e centro do país, céu em geral muito nublado, com aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada até ao final da tarde, especialmente no litoral. Está também prevista a possibilidade de queda de neve acima dos 1500/1600 metros.

Para a região sul, a previsão é de céu em geral muito nublado, com aguaceiros, por vezes fortes até ao início manhã, tornando-se pouco frequentes durante a manhã.

O Instituto prevê ainda uma subida de temperatura, em especial da mínima, mas também da máxima, estimando que Faro chegue hoje aos 20 graus celsius, sendo esta a cidade mais quente em Portugal continental, e de maior contraste com os sete graus de máxima esperados na Guarda.

Em Sagres são esperados 19 graus, 18 em Sines e Beja, 17 em Lisboa, Évora e Leiria, 16 no Porto, Coimbra e Viana do Castelo, enquanto em Bragança e Vila Real são esperados 11 de máxima.

Nas ilhas, estão previstos 25 graus de máxima no Funchal e 19 em Angra do Heroísmo e Santa Cruz.