O Governo de Timor-Leste afirmou esta segunda-feira em comunicado que a assistência de Portugal ao setor da defesa é “muito apreciada” e que aguarda com expectativa a visita do ministro da Defesa português, José Aguiar-Branco.

“A assistência no setor da Defesa é muito apreciada pelo Governo e pelos membros das Forças de Defesa de Timor-Leste. O Governo aguarda com expectativa o momento de dar as boas-vindas ao ministro Aguiar-Branco”, refere o porta-voz e ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira.

O ministro da Defesa português realiza entre terça e quarta-feira uma curta visita a Timor-Leste durante a qual vai ter encontros com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que acumula também as pastas da Defesa e Segurança, com o Presidente, Taur Matan Ruak, e com o chefe das Forças de Defesa, general Lere Anan Timur.

Durante a sua estada em Díli, Aguiar-Branco vai também assinar com Xanana Gusmão um memorando de entendimento relativo ao Centro de Língua Portuguesa, no centro de formação e treino militar de Metinaro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o comunicado, o centro vai ter como missão a promoção do ensino da língua portuguesa aos militares timorenses.

Timor-Leste vai financiar a construção e equipamentos do centro, Portugal vai apoiar na construção e equipamento e criar os programas e conteúdos educacionais, refere-se no comunicado, em que se sublinha que os formadores e monitores vão ser disponibilizados por Lisboa.

“Portugal tem apoiado, desde a independência, o desenvolvimento e a profissionalização das Forças de Defesa de Timor-Leste e é um parceiro valioso em várias iniciativas, disponibilizando assessores, assistência na formação de base e formação de funcionários e oficiais timorenses selecionados”, salienta o comunicado.

A cooperação no setor da defesa entre os dois países começou em 2002.

O Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar luso-timorense para o período até 2016 foi assinado em fevereiro deste ano em Lisboa.