Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a descer em todos os prazos em relação a quinta-feira, nos prazos a cinco e a 10 anos, para mínimos de sempre.

Hoje, cerca das 08h55 de Lisboa, os juros da dívida portuguesa a 10 anos estavam a cair para 2,810%, um valor mínimo de sempre, depois de terem terminado na quinta-feira nos 2,818%.

A cinco anos, os juros também estavam a descer para 1,520%, um mínimo de sempre, contra 1,522% na quinta-feira.

No mesmo sentido, os juros a dois anos estavam a descer, para 0,473%, contra 0,489% na quinta-feira e depois de terem descido até ao mínimo de 0,437%, a 25 de setembro último.

A 17 de maio de 2014, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar.

O programa de ajustamento solicitado por Portugal à ‘troika’ (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.

A 06 de novembro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve inalteradas as taxas de juro, mas o presidente da instituição, Mario Draghi, deixou antever que a entidade monetária se prepara para comprar dívida soberana em grandes quantidades, caso as medidas adotadas até agora não sejam suficientes e as perspetivas da inflação piorem.

A taxa de juro diretora está no mínimo histórico de 0,05% desde 04 de setembro passado, quando além de descer a taxa, o BCE anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam hoje a descer em todos os prazos.

Os juros de Itália estavam a descer a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos, enquanto os de Espanha estavam a subir em todos os prazos.

Os juros da Grécia estavam a descer a cinco anos e dez anos, os únicos prazos disponíveis para este país.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR