Perdomo é um jovem comunista e chamou a atenção de Fidel Castro ao propor-lhe uma comemoração dos 70 anos de entrada na Universidade. Na primeira vez falaram cerca de cinquenta minutos ao telefone, depois Fidel convidou-o para falarem pessoalmente. Aconteceu no passado dia 22 de janeiro e deu azo às mais recentes fotografias de Fidel Castro, depois de rumores sobre a sua morte já este ano.

Nas fotografias, Fidel Castro aparece a sorrir, na companhia do jovem cubano a ler um jornal e a ver imagens na televisão que comprovam a data em que as fotografias foram tiradas. As fotografias foram divulgadas pelo diário cubano Granma, o órgão oficial do Partido Comunista Cubano e tem como título: “Fidel é um fora-de-série”.

A expressão é retirada do longo texto descritivo das conversas que Fidel teve com Randy Perdomo Garcia, o jovem dirigente da federação dos estudantes universitários. Aliás, o texto que acompanha as fotografias agora divulgadas é da autoria do estudante que não escondeu a alegria de estar perante Fidel, agora com 88 anos.

 

Fidel Castro 22/01/2015

Fidel Castro com o estudante universitário Randy Perdomo Garcia e a companheira Dalia Soto del Valle

“Não foi uma prova, mas foi-o de uma só vez. Precisava transmitir muito em nome da juventude universitária e a pressão estava lá. Mas o espírito da conversa quase que me fez esquecer de tudo”, escreve Perdomo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As fotos foram tiradas na casa de Fidel Castro, em Havana, onde vive com a companheira Dalia Soto del Valle, que também aparece em algumas das fotografias divulgadas esta segunda-feira à noite.

Nas últimas semanas houve rumores de que Fidel Castro poderia já ter morrido, devido ao seu estado de saúde. Chegou a ser noticiada uma conferência de imprensa para esclarecer o estado de saúde, que nunca chegou a acontecer. O que aconteceu, pouco tempo depois foram declarações do ex-chefe de Estado cubano sobre o acordo com os Estados Unidos.

No final da semana passada, Fidel afirmou “não ter confiança nos Estados Unidos”, numa mensagem dirigida aos estudantes da Universidade de Havana, transmitida pela televisão estatal, apesar de apoiar a “solução pacífica” e “negociada”.