A eurodeputada Cláudia Aguiar questionou esta quarta-feira a Comissão Europeia sobre a taxa turística a ser implementada em Lisboa no próximo mês de abril. A social-democrata perguntou se a Comissão não considera que a introdução de uma taxa que isenta à partida os cidadãos portugueses em detrimento dos restantes cidadãos europeus é “uma clara violação à liberdade de circulação na União” e se a introdução deste valor adicional não vai prejudicar os setores dos transportes aéreos e do turismo.

Cláudia Aguiar, que no Parlamento Europeu integra a comissão dos Transportes e do Turismo, junta-se assim à vozes da maioria que têm vindo a criticar a decisão do executivo de António Costa à frente da Câmara Municipal de Lisboa. Desta vez, o tema da taxa turística chegou mesmo à Comissão Europeia, com o envio de duas perguntas por parte da eurodeputada relativas à liberdade de circulação e ao impacto que a taxa terá nos setores dos transportes e turismo.

A eurodeputada pergunta ainda que medidas a Comissão pretende tomar caso seja apurado que a taxa vai contra a liberdade de circulação de pessoas na União Europeia. Também o ministro da Economia, António Pires de Lima, se referiu à taxa de Lisboa durante o dia de hoje como uma “modernidade” que vai resultar em “aeroportos bloqueados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR