A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reuniu-se esta sexta-feira com o Presidente da República, Cavaco Silva, para defender a criação de um estatuto para a agricultura familiar e integrá-la no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

As intenções da CNA foram transmitidas esta manhã a Cavaco Silva durante uma audiência no Palácio de Belém, que durou mais de uma hora. “É pelas funções sociais e ambientais que consideramos que deve existir um estatuto para a agricultura familiar que, caracterizando as suas atividades, lhe atribuam um conjunto de situações que lhe permitam não só manter-se como desenvolver-se”, afirmou à agência Lusa Alfredo Campos, da direção da CNA, à saída do encontro.

Nesse sentido, o responsável da CNA defendeu a necessidade de se atribuir à agricultura familiar uma maior importância no PDR 2020. “Em relação à aplicação do PDR 2020, manifestamos algumas preocupações porque pensamos, por aquilo que já está publicado, que não é no sentido da valorização da agricultura familiar e que se continua a insistir numa economia de grande escala. Há uma certa obsessão pela produção para exportar, desprezando as necessidades de consumo interno”, criticou.

O domínio crescente do aspeto “negócio” no setor da agricultura e a “necessidade de se proteger” os produtores agrícolas foram outros dos temas abordados com Cavaco Silva. “O setor financeiro […] condiciona muito a atividade dos pequenos e médios agricultores. O produtor agrícola apenas recebe 10% do que o consumidor paga nos hipermercados e isto mostra a injustiça na distribuição de valor entre os vários intervenientes na produção”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR