Com o dia dos namorados à porta, aparece um estudo à medida dos dias que correm. A revista Evidence Based Medicine lembrou-se das novas relações, aquelas que começam numa conversa online e que raramente dão o passo seguinte, e decidiu criar um guia prático para aproximar quem só fala no mundo virtual.

Facebook, Instagram, Tinder são apenas exemplos dos espaços que substituíram as cartas perfumadas. A corte está lá, como estava antes. Mas não é a mesma coisa fazê-lo hoje, nas redes sociais. Depois de analisados 4.000 estudos, de diversas áreas, este grupo de especialistas da London School of Medicine conseguiu condensar as principais recomendações num verdadeiro livro de etiqueta dos encontros online. Vamos a isto?

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Tal como nos encontros cara-a-cara, também na internet as primeiras impressões são preponderantes. A primeira regra será, por isso, cuidar a imagem. E a imagem começa pela maneira como se apresenta. Sim, o nome importa e tem que ser apelativo. Para isso deve começar com uma letra da primeira metade do alfabeto, recomendam os especialistas. A razão é interessante de reter: os nomes começados por estas letras estão normalmente associados a profissões de sucesso e elevados salários.

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Há também uma razão matemática: Nestes sites normalmente os nomes estão organizados por ordem alfabética. Do A ao M tem tem muito por onde escolher, mas com mais algumas regras a ter em mente:

  • Evitar nomes com conotações negativas (ex. Pequeno)
  • Escolher um nome divertido (ex. Fun2bewith)
  • As mulheres devem escolher um nome que indique que são fisicamente atraentes (ex. Loirinha)
  • Os homens devem optar por um nome que mostre inteligência (ex. Culto)

Se preferir jogar pelo seguro e se já souber quem quer cortejar, há um caminho mais simples, basta escolher – de acordo com as regras anteriores – uma alcunha que esteja associada à pessoa em questão.

E se o site pede uma frase que o descreva, a simplicidade é o segredo. Segundo os especialistas, as palavras caras não o vão fazer parecer mais inteligente, vão sim fazer com que o seu perfil caia no esquecimento. As pessoas são naturalmente atraídas por descrições fáceis de memorizar e de pronunciar.

Mais duas ou três ideias: Resuma quem é e o que procura, sempre tendo em mente que é preferível ser uma boa pessoa a ter um elevado nível académico; O ingrediente chave é sempre o sentido de humor, mas faça uma piada em vez de dizer que é capaz de fazer uma piada; Seja sincero — se o objetivo é conseguir um encontro, mais tarde ou mais cedo vai-se descobrir quem realmente é.

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O primeiro passo está dado, depois de escolhido o nome e da descrição feita, falta escolher a fotografia. Parece não ser uma receita difícil: um grande sorriso natural, daqueles que fazem os olhos ficarem semicerrados e a cabeça inclinada.

Mas quando o assunto é amor, mais vale ser cauteloso e usar mais alguns dos conselhos presentes no estudo.

  • Sabia que os homens devem usar vermelho? Esta cor aumenta o interesse das mulheres no sexo oposto.
  • Chame amigos. Seja homem ou mulher esqueça a selfie. Uma fotografia em grupo transmite ideia de importância, fácil relacionamento e respeitabilidade — principalmente se estiver a tocar na parte superior do braço de alguém.
  • Homens lembram-se da cor vermelha? Aproveitem no dia em que estiverem vestidos com essa cor para tirarem uma fotografia com amigas que riam. As mulheres acham isso atraente.
  • O perfil está criado? Já sabe quem a quem quer fazer a corte? Envie-lhe um email personalizado, curto e escrito de forma carinhosa. Não tenha medo: atitudes ousadas e coragem podem conquistar o caminho para o coração. Se assim o achar (e se tiver jeito), escreva um poema que vá ao encontro da frase que descreve o seu par.
  • Depois disto é expectável que lhe respondam. Continue a conversa, faça perguntas e use respostas prontas. Estão a falar um com outro, mas tenha sempre em mente que há outra pessoa disponível, numa janela de conversação ao lado da sua. Por isso não escreva testamentos, seja parco nas palavras. Converse com recurso ao humor, e com a certeza que esta conversa não é uma montra de prémios — “não tem que se vender” diz o estudo.
  • Se até ao momento todas as fases tiverem sido ultrapassadas com sucesso, é provável que já conversem com recurso à webcam. Aqui, tal como na fotografia, deve sorrir. Não se esqueça que está uma câmara apontada a si e os olhos da pessoa apontados ao ecrã. Ia para um encontro com nódoas ou uma camisola rota? Então evite fazê-lo durante as conversações.

Por fim, a mais importante das recomendações: Ninguém é perfeito, portanto não tente passar essa imagem. Seja positivo, principalmente no final da conversa. Se seguir estes conselhos e se tudo correr com sucesso, não deve esperar muito tempo até marcar o encontro presencial. E dito, isto, boa sorte.