O Brasil espera que o impacto económico do Carnaval com o turismo seja de 6,6 mil milhões de reais (318 milhões de euros), principalmente no setor de serviços, segundo estimativas do Ministério do Turismo. A estimativa do ministério refere-se ao período entre os dias 13 e 18 de fevereiro e a faturação esperada representa 3% do total gerado anualmente pela indústria de viagens e turismo do país.
O Carnaval é uma festa estratégica, que dá forma à identidade turística do Brasil, refere o ministro do Turismo, Vinícius Lages. Em comunicado, Vinícius Lages, considera que a “festa nos coloca em posição de destaque, no mundo, não só como organizadores de grandes eventos, mas principalmente pelo encantamento de uma legítima celebração da cultura brasileira”.
O Ministério informou também que 6,77 milhões de turistas brasileiros devem circular no feriado, com um gasto médio de 984,76 reais (313,3 euros) cada um. Não foi divulgada estimativa nacional de turistas estrangeiros, mas as cidades mais concorridas para a festa possuem números próprios.
O Estado que mais atrai turistas, tradicionalmente, é o Rio de Janeiro, tanto para a capital estadual como para os municípios de Búzios, Cabo Frio, Angra dos Reis e Paraty, conhecidos pelas bonitas praias, e Teresópolis, na serra. Na cidade do Rio de Janeiro são esperados 977 mil turistas, sendo 30% deles estrangeiros.
A economia da cidade prevê receitas de 782 milhões de dólares com o turismo no feriado (686,2 milhões de euros), superando os 734 milhões de dólares (644 milhões de euros) de 2014, de acordo com a empresa de turismo municipal. Em Salvador, na Baía, espera-se que a festa movimente 1,5 mil milhões de reais (461 milhões de euros), receba 700 mil turistas e gere 250 mil postos de trabalho temporários, segundo o governo municipal.
Para o Estado de São Paulo, 988 mil turistas são esperados, tanto na capital estadual quanto no litoral, principalmente nas cidades de Guarujá, Ubatuba e Ilhabela. As receitas estimadas a serem geradas pela festa ultrapassam os 970 milhões de reais (308,6 milhões de euros). Na cidade de São Paulo o movimento financeiro esperado é de 90 milhões de reais (27,7 milhões de euros) entre os turistas que viajem para assistir aos desfiles das escolas de samba. Em 2014, foi registada a presença de 15 mil turistas no sambódromo e espera-se para este ano “um bom número”, informou a empresa municipal do turismo.
Enrico Fermi, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, realçou que, durante o Carnaval, as cidades brasileiras que recebem mais turistas de negócios ficam mais vazias, como Curitiba e Rio Grande do Sul, no sul do país. Por outro lado, nas cidades que concentram a festa, como Rio de janeiro, no sudeste do país, e Salvador e Recife, no nordeste, a ocupação hoteleira chega a 90%. “Este ano, a temporada foi um pouco melhor que noutros, e a expectativa é de um crescimento de 4% ou 5% na ocupação, na comparação com 2013”, afirmou.