O treinador do FC Porto disse neste sábado que o jogo de segunda-feira, frente ao Boavista, para a I Liga de futebol, será “mais difícil” do que o encontro da última quarta-feira, com o Basileia. “É uma equipa que já na primeira volta nos causou dificuldades [na altura, no Dragão, as duas equipas empataram sem golos]. É a formação que mais tem crescido e é agora uma equipa mais completa”, referiu o espanhol Julen Lopetegui, na conferência de imprensa que serviu de lançamento à deslocação ao Bessa, referente à 22.ª jornada da I Liga.

Confrontado com a possibilidade de o resultado positivo obtido na primeira mão dos oitavos de final da champions, frente ao Basileia (1-1), poder servir de rampa de lançamento para os próximos desafios, o técnico espanhol deixou um aviso: “Quarta-feira é história, já passou. São encontros com circunstâncias totalmente diferentes. Penso que este jogo será ainda mais difícil do que o de quarta-feira.”

Dando ainda o exemplo de este Boavista ter conseguido vencer o Sporting de Braga e empatado com o Rio Ave, jogando quase todo o encontro com dez, Lopetegui diz não ter dúvidas de que estará perante a equipa que “mais melhorou na Liga”, antevendo um jogo muito “duro fisicamente”.

As várias baixas na equipa portista foram também abordadas pelo técnico espanhol: “A realidade é essa e temos de conseguir dar resposta. Temos plantel para isso e confiamos em todos os jogadores. É uma oportunidade de darem um passo em frente, de mostrarem que têm a personalidade e o caráter de que precisamos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isto porque Danilo, Alex Sandro e Casemiro falham a deslocação ao Bessa por motivos disciplinares (todos viram o quinto cartão amarelo no último desafio da Liga, frente ao Vitória de Guimarães), ao passo que Adrian López e Óliver não serão chamados devido a lesão.

Relativamente ao jovem médio espanhol, que no encontro frente ao Basileia se ressentiu de uma lesão no ombro, o técnico admitiu tratar-se de um “jogador importante”, mas refieriu que trabalha para “encontrar soluções”, não esclarecendo se o argelino Brahimi poderá ir a jogo frente aos `axadrezados´.

Quanto ao relvado sintético do Bessa, Lopetegui disse apenas que “foi uma decisão que a Liga tomou” e que não lhe compete “dizer nada”, enquanto que, relativamente à arbitragem, se limitou a desejar que o juiz Hugo Miguel “tenha um bom dia”.

O técnico do FC Porto recusou ainda assumir perentoriamente que este é o melhor momento da época azul e branco, dizendo apenas que estão a “competir bem em todas as provas” e a tentar “crescer futebolisticamente em todos os aspetos”. O FC Porto, segundo classificado, com 49 pontos, desloca-se, na segunda-feira (20h00), a casa do Boavista, 13.º, com 21, num encontro que será arbitrado por Hugo Miguel, de Lisboa.