O primeiro-ministro de Timor-Leste, Rui Araújo, deverá ser transferido nas próximas horas, num avião, para Singapura e não para Bali, como inicialmente previsto, disse à agência Lusa o ministro do Interior, Longuinhos Monteiro.

O ministro falava à Lusa depois de visitar o primeiro-ministro timorense no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, onde está internado desde a noite de domingo, hora local.

Segundo Longuinhos Monteiro, Rui Araújo “está estável”, tendo recebido hoje várias visitas.

Na última hora estiveram no hospital quer o Presidente da República, Taur Matan Ruak, quer o presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres, assim como vários membros do executivo, que se deslocaram àquela unidade hospitalar para se inteirarem da situação de Rui Araújo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma das pessoas que o visitou hoje foi o ex-Presidente da República, José Ramos Horta, que, numa mensagem na sua página no Facebook, confirmou que Rui Araújo vai ser transferido para Singapura.

“Ele estava completamente alerta, sorriu ao ver-me e falámos um bom bocado”, escreveu Ramos-Horta.

“O primeiro-ministro estava francamente bem disposto. Vai ser transferido para Singapura para observação mais especializada e tratamento”, afirmou.

Desde a noite de domingo que tem havido alguma confusão sobre o país para onde o primeiro-ministro timorense seria transferido para receber cuidados médicos adicionais.

Inicialmente estava previsto o transporte para Bali, na Indonésia, mas agora será transferido diretamente para Singapura num avião preparado para transporte de doentes.