790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fotogaleria: o último desfile de uma supermodelo

Este artigo tem mais de 5 anos

A brasileira que cativou meio mundo em 20 anos de carreira despediu-se esta quarta-feira das passarelas. Houve tempo para sensualidade, emoção e homenagens.

14 fotos

15 de abril de 2015. Podia ser só mais uma quarta-feira, mas para muitos o dia marcou a despedida de uma das modelos mais conhecidas no mundo. Quando o relógio apontou as 20h30 em São Paulo (00h30 em Portugal), uma Gisele Bündchen de 34 anos desfilou pela última vez, a convite da marca Colcci e durante a São Paulo Fashion Week.

“Estou muito grata por ter tido a oportunidade de, aos 14 anos, iniciar este caminho. Hoje, após 20 anos nesta carreira, é um privilégio fazer o meu último desfile por escolha própria e ainda continuar a trabalhar em outras facetas da indústria”, escreveu a supermodelo, na quarta-feira, na sua conta de Instagram.

gisele

Mas não foi o único post do dia. Momentos antes do tão aguardado desfile, Gisele partilhou uma fotografia dos bastidores do evento, onde está vestida de robe branco, com a maquilhagem pronta e o cabelo a ser arranjado. A legenda “Quase pronta” mereceu comentários de carinho — desde “Você é uma deusa” a “Você é a mais linda de todas. A minha inspiração”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Almost ready!! ✨✨✨ Quase pronta!

Uma foto publicada por Gisele Bündchen (@giseleofficial) a

Luzes, câmara, ação. A loira de pernas intermináveis avançou, então, para a passarela em passos confiantes e sensuais, com o cabelo ondulado a baloiçar de um lado para o outro. Chegou a ficar emocionada, mas conseguiu suster as lágrimas. No final do desfile houve ainda tempo para uma homenagem: todas as modelos usaram camisolas com o rosto da top estampado. Em suma, houve flashes, emoção e muitas palmas, com os familiares da modelo e o marido, Tom Brady, a marcarem presença na primeira fila.

Em março deste ano, Gisele comunicou que se ia retirar das passarelas. Ao brasileiro Folha de São Paulo chegou a dizer que foi por ouvir o seu corpo que tinha decidido abrandar — “Respeito o meu corpo. É um privilégio poder parar”.

Mas isso não significa que esteja pronta a abdicar de uma carreira que faz dela a supermodelo mais bem paga desde há oito anos, segundo a Forbes — só no ano passado fez cerca de 47 milhões de dólares (cerca de 45 milhões de euros). Adivinham-se ainda editoriais e campanhas de moda para marcas conceituadas no mercado, tais como Chanel No.5, Balenciaga ou H&M.

gisele 2

“Ela também vai destinar mais tempo à sua prioridade número um: a sua família”, disse Patricia Bündchen, irmã e representante da modelo no Brasil, citada pelo Globo. O último desfile aconteceu aos 34 anos de idade e 20 de carreira — o jornal britânico Independent escreve que o sonho de Gisele era terminar os 20 anos de passarelas no Brasil, país onde foi descoberta pela agência de modelos Elite quando tinha apenas 14 anos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora