A indecifrada “escrita do sudoeste”, primeira manifestação escrita da Península Ibérica presente no Algarve e no Alentejo está a ser objeto de filmagens para um documentário da televisão britânica BBC, informou um dos responsáveis pela sua investigação.

As filmagens focam-se no concelho de Loulé, distrito de Faro, e em Almodôvar, distrito de Beja, locais onde uma equipa de investigadores tem desenvolvido o “Projeto Estela”, que pretende decifrar aquela escrita com mais de 2.500 anos e obter elementos sobre as comunidades que a usavam, disse à agência Lusa o arqueólogo Pedro Barros.

O documentário histórico implicou filmagens em seis países europeus e tem como tema principal os celtas e a sua área de influência.

Num dos três episódios do documentário, o linguista da Universidade de Gales, John Koch, aponta para evidências linguísticas entre a escrita do Sudoeste e a língua celta, que demonstram relações ou afinidades culturais, explicou Pedro Barros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A teoria de John Koch não é consensual na comunidade científica, mas o seu trabalho neste documentário, que será exibido entre outubro e dezembro deste ano, é visto pela equipa do Projeto Estela como positivo, uma vez que divulga aquele património arqueológico português com vestígios comprovados nos concelhos de Almodôvar, Ourique, Loulé e Silves.

Ainda que por decifrar, a escrita do Sudoeste, cujos registos encontrados estão em estelas, lajes, é considerada pelos investigadores como “um dos mistérios e um dos maiores tesouros da arqueologia europeia”.

A escrita do Sudoeste terá sido criada a partir do alfabeto fenício oriundo do Mediterrâneo Oriental, tendo o primeiro fragmento sido encontrado no concelho de Loulé, em 1897. Os vestígios encontrados levaram os investigadores a assinalar a serra de Mú e Caldeirão, entre o Algarve e o Baixo Alentejo, como epicentros do fenómeno.

No século I, o historiador e geógrafo grego Estrabão observou que aquele povo possuía uma gramática e escritos de antiga memória, poemas e leis em verso.

Em Almodôvar foi instalado o Museu da Escrita do Sudoeste, local onde parte da investigação realizada pelo Projeto Estela é apresentada ao público e, em 2014, o concelho de Loulé recebeu uma exposição itinerante que divulgou os dados existentes sobre a escrita, as estelas e a vida da população que usava aquela escrita.

Esta sexta-feira, 8 de maio, o Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé lança a exposição “Escrita do Sudoeste: Revelação, impressão e relação”, da responsabilidade do artista plástico Miguel Cheta e de um grupo de alunos da Escola Secundária de Loulé.