A ideia, esclareça-se, foi dada há cerca de um mês por um utilizador do Reddit e do YouTube. Braziliandanny, assim é o seu nome na vida digital, levou a sua GoPro para o emprego e registou um dia normal de trabalho. No seu caso, um dia passado a cumprir tarefas tão entusiasmantes quanto colar selos em envelopes, enviar mails e cumprir desígnios fisiológicos na casa-de-banho do escritório. A que se junta, atenção!, música e edição ao estilo dos anúncios da marca da sua máquina de filmar. Aqui tem, mais de 3 milhões de visualizações depois:

O que nos leva a outros raros casos de filmes que utilizam action cams para captar imagens absolutamente banais, para não dizer terrivelmente chatas. Como este de Mike Fry, que após comprar uma GoPro filmou a calmaria da sua vida e pô-la em contraste com imagens de desportos de ação. Saltos em queda livre versus passear o cão no riacho, por exemplo. Poderá ter ficado deprimido, mas teve graça:

Na Polónia, por exemplo, um empregado da construção civil tratou também de registar algumas tarefas do seu ofício. Veja aqui, neste artigo do Mirror.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cellsminions (nome de utilizador no YouTube) assume não praticar base jump. Mas, segundo mostra o vídeo em seguida, varre a casa como ninguém. Absolutamente fascinante, a utilização desta GoPro:

Ainda no YouTube, a Meca de tudo o que é bom e de tudo o que é mau, há no Je Ar Channel um vídeo de 17 segundos captado de dentro de um frigorífico para fora. Mais nada, precisamente. Aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Fvu_kOA1G_0

Se a sua preferência em matéria electrodoméstica vai, no entanto, para as máquinas de lavar loiça, estes quatro minutos e meio assinados por Bito vão levá-lo ao céu:

Já GoProMitch, por seu turno, optou por deixar o lar e filmar uma ida ao IKEA. Arriscadíssimo, como pode ver:

E se toda esta ação lhe transmitiu uma incontornável vontade de relaxar, veja como RuthieRutherson (nome de utilizador do YouTube, também) prepara um chá. Com slow motion. Delicioso:

Mantenhamos porém a calma. As action cams continuam, nas mãos de muita gente, a cumprir o propósito para que foram desenvolvidas: captar imagens impressionantes, sobretudo, de desportos de ação. Num dos casos mais propalados das últimas semanas, elas estiveram presentes no filme que documenta os voos de Yves Rossi e Vince Reffet nos céus do Dubai. Cada um levando apenas um jetpack às costas. Simplisticamente falando, uma mochila a jacto. Sem mais delongas, aprecie estas imagens: