Futuro da Grécia

O futuro da Grécia “é uma escolha que está nas mãos de Merkel”, diz Varoufakis

484

Ministro das Finanças grego assina um artigo de opinião num jornal alemão, nas bancas amanhã, onde põe tudo nas mãos de Merkel. "Merkel tem uma decisão muito clara para tomar na segunda-feira", diz.

AFP/Getty Images

O destino da Grécia está nas mãos da chanceler alemã Angela Merkel e é dela que depende a decisão sobre o acordo com os credores que pode, ou não, ser alcançado na segunda-feira na cimeira extraordinária de líderes da zona euro. É pelo menos assim que pensa o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, e foi isso que escreveu num artigo de opinião que será publicado amanhã no jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.

A escolha de Merkel, segundo Varoufakis, é entre negociar um acordo de resgate “honrado” com Atenas ou enveredar pela via dos “populistas” e abandonar a Grécia, deixando o barco afundar. “Merkel pode entrar na via do entendimento honrado com um governo que rejeitou o ‘pacote de resgate’ e está a tentar negociar uma solução, ou pode seguir os apelos daqueles que, no seu governo, a querem ver a deitar porta fora o único governo grego que tem sido fiel aos seus princípios e o único capaz de pôr o povo grego no caminho das reformas”, escreve Varoufakis, de acordo com a Bloomberg.

A escolha é de Merkel e a decisão deve ser deixada clara na cimeira de segunda-feira em Bruxelas. “A chanceler alemã tem uma decisão muito clara para tomar na segunda-feira”, continua a escrever, em inglês, o ministro grego das Finanças no artigo que estará amanhã nas bancas.

“Da nossa parte, nós vamos a Bruxelas com a determinação para chegar a um compromisso, desde que não nos peçam para fazer aquilo que o governo anterior fez: aceitar mais dívida com condições que deixam muito a desejar quanto à possibilidade de podermos vir a pagá-la”, acrescenta.

Varoufakis não especifica, contudo, que compromisso é esse que a Grécia está disposta a fazer ou que propostas de solução vai levar à reunião de segunda-feira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rdinis@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)