Tinha apenas oito anos quando quando emprestou vida à personagem de Anakin Skywalker no filme Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma. Olhos azuis profundos e cabelo louro sobre a testa: talvez seja assim que os fãs da saga cinematográfica se recordem do jovem ator, cujo futuro parecia ser tão promissor. À semelhança do que aconteceu com outros artistas que cruzaram a fama com a infância, Jake Lloyd teve (e continua a ter) um percurso atribulado — ainda na semana passada foi detido depois de circular acima do limite de velocidade em ruas norte-americanas, acabando por ser perseguido pela polícia.

O cadastro do ator de 26 anos não se fica por aqui. Apesar de estar há muito tempo longe dos holofotes da fama, não é raro irem saindo notícias menos boas sobre o jovem Darth Vader. Exemplo disso é o que site de celebridades TMZ relatou em março deste ano, dando conta de que o ator bateu na mãe — mais tarde, esta explicaria que o filho não é uma pessoa violenta, mas que sofre de esquizofrenia desde os 19 anos.

O que motivou, então, a queda de Anakin Skywalker?

Segundo o que o próprio contou a diferentes meios de comunicação social, o problema passou desde logo pelo filme realizado por George Lucas. Assim que a película chegou às salas de cinema, a vida de Jake transformou-se num “autêntico inferno”. Não foram só as 60 entrevistas por dia que contribuíram para o desenrolar de eventos menos felizes, mas também o facto de o jovem ser continuamente gozado por colegas de escola. “As outras crianças eram muito más”, disse, citado pelo Telegrah. “Elas faziam o som do sabre de luz de cada vez que me viam. (…) Toda a minha vida escolar foi um inferno.”

Lloyd chegou a sentir tanta raiva pelo filme em que participou, e que o levou à fama, que destruiu todos os souvenirs associados à longa-metragem. O retrato menos bonito de uma vida atribulada resultou, assim, numa reforma antecipada do mundo do espetáculo e de um afastamento geral dos media — em 2012, o ator confessou ao britânico  Sun que odiava ter as câmaras apontadas na sua direção.

Jake Lloyd não é, porém, o único ator famoso em criança que se meteu em problemas. Como ele há muitos — desde Macaulay Culkin, estrela dos filmes Sozinho em Casa, a Haley Joel Osment, o rapaz que um dia impressionou em O Sexto Sentido –, tal como pode ver na fotogaleria acima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR