Um helicóptero da força aérea russa despenhou-se este domingo durante um festival aéreo onde se encontravam milhares de espetadores, provocando a morte do piloto. Nas últimas semanas, ocorreram vários acidentes do mesmo género.

O helicóptero de ataque Mi-28N participava nesta exibição no âmbito de um concurso organizado pelo ministério da Defesa russa, segundo os meios de comunicação social russos.

“Um dos pilotos morreu, o outro encontra-se em condições satisfatórias”, anunciou o ministério num comunicado divulgado pelas agências noticiosas russas.

A força aérea russa decidiu mandar aterrar todos os Mi-28 depois de ser divulgado que a queda poderia estar relacionada com o mau funcionamento do equipamento.

O ministério da Defesa indicou que o acidente terá sido causado por uma falha no sistema hidráulico, segundo informações do piloto sobrevivente que conseguiu ejetar-se do aparelho.

Os Mi-28, de desenho soviético, são usados pela força aérea russa desde meados de 2000 e são exportados para vários países, incluindo o Iraque. Nas últimas semanas ocorreram, pelo menos, seis acidentes com aviões e helicópteros militares russos.