A startup portuguesa Uniplaces, a organização não governamental European Youth Forum e a empresa belga Acumen Public Affairs foram distinguidas pela rede InternsGoPro como as três melhores empresas para estagiar na Europa.

Em Portugal, o primeiro lugar no ranking também pertence à plataforma online para alojamento de estudantes universitários lançada por Miguel Santo Amaro, Ben Grech e Mariano Kostelec em 2012, a Uniplaces. Em causa está a qualidade dos estágios que a empresa disponibiliza.

“Este reconhecimento internacional é muito importante para uma empresa jovem e multinacional, e chega numa altura de forte expansão geográfica e humana. Apostamos o sucesso futuro nas pessoas e é com os nossos talentos que iremos continuar a crescer”, afirmou Miguel Santo Amaro.

A InternsGoPro é uma rede internacional de organizações liderada por jovens que querem elevar o padrão de qualidade dos estágios na Europa e garantir que conseguem desenvolver as suas capacidades e aceder ao mercado de trabalho. Um dos objetivos passa por acabar com a ideia de que os estágios são mal remunerados e inconsistentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com os dados disponibilizados pela InternsGoPro, 59% dos estagiários na Europa não recebem qualquer remuneração, 40% trabalham sem qualquer tipo de contrato ou de esclarecimento sobre a sua função e 30% diz que não desenvolve nenhuma das competências que adquiriu na sua formação. 

A Uniplaces emprega cerca de 120 pessoas, atua em nove países e 39 cidades na Europa. Atá à data, a plataforma já ajudou a alugar mais de 25 mil quartos a estudantes de 134 nacionalidades, tendo gerado cerca de oito milhões de euros em valores de contratos para os senhorios. Em quatro rondas de investimento, a startup já angariou cerca de cinco milhões de dólares, ou seja, cerca de 4,4 milhões de euros.

A última ronda de investimento ocorreu em outubro de 2014 e foi liderada pela capital de risco britânica Octopus Investments. Pariciparam na ronda a portuguesa Shilling Capital Partners e os investidores  Alex Chesterman e Rob McClatchey.