Dark Mode 170kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Vídeo: como seria uma Terra sem gelo?

Seria muito diferente. As linhas de costa mudariam completamente e algumas das principais cidades do mundo ficariam inundadas. E o mais preocupante: é para este cenário que caminhamos.

i

Explore o vídeo onde se mostram as alterações que os continentes sofreriam se todo o gelo da Terra derretesse

Getty Images

Explore o vídeo onde se mostram as alterações que os continentes sofreriam se todo o gelo da Terra derretesse

Getty Images

O mundo está a ficar mais quente. Não é algo que o planeta não tenha atravessado antes, mas desta vez parece estar a acontecer a um ritmo muito mais acelerado. As consequências são muitas, mas há uma que é particularmente angustiante: o gelo – que cobre 10% da superfície terrestre – está a derreter. E muitas cidades podem ‘afogar-se’.

É o que a Business Insider mostra num vídeo publicado esta semana. A partir dele podemos olhar para as mudanças dramáticas que as linhas de costa estão a sofrer à medida que os 160 mil glaciares da Terra vão derretendo. Todas as informações presentes no vídeo foram repescadas de um mapa interativo que a National Geographic publicou há dois anos. Veja o vídeo abaixo e explore o mapa neste link.

Enquanto alguns cientistas argumentam que o aumento exponencial da temperatura terrestre está relacionado com a atividade humana, outros acreditam que o planeta está a atravessar uma mudança natural. Mas a verdade é que há apenas dois séculos, a Terra era mais fria e parecia estar em maior equilíbrio.

A National Geographic diz que o ritmo a que o degelo está a acontecer é alucinante. O Serviço Mundial de Monitorização de Glaciares da Universidade de Zurique (Suíça) diz que em 2007 a espessura do gelo na Terra diminui 0,67 metros. Em algumas regiões, essa diminuição chegou aos 2,5 metros. No ano seguinte, a velocidade de degelo triplicou. A quantidade de gelo perdida foi equivalente a mais do que duas Lisboas.

Através do programa “A Ameaça do Degelo” – um estudo que usou 25 câmaras nas zonas mais frias do Hemisfério Norte – foi possível descobrir que se todo o gelo da Terra derretesse, o nível da água do mar aumentaria 7o metros, afetando 70% da população mundial.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.