Dark Mode 165kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Mate S, o novo topo de gama da Huawei

Está revelado o trunfo da marca chinesa para conquistar o mercado dos telemóveis de luxo. O Huawei Mate S tem um bom design e a qualidade das câmaras é excelente. O problema é o preço.

i

O topo de gama Mate S destaca-se pela qualidade das câmaras e pelo ecrã de alta resolução

Flávio Nunes/Observador

O topo de gama Mate S destaca-se pela qualidade das câmaras e pelo ecrã de alta resolução

Flávio Nunes/Observador

Chama-se Mate S e é a próxima aposta da Huawei no segmento dos telemóveis topo de gama. A marca chinesa apresentou o smartphone em Berlim, na antevéspera do início da feira de tecnologia IFA, em simultâneo com um novo relógio inteligente.

Trata-se de um aparelho com um ecrã de 5.5 polegadas e de alta resolução (1080 x 1920), protegido com a tecnologia Gorilla Glass. Vem também equipado com câmara frontal e traseira de 8 e 13 mega-píxeis, respetivamente. Ambas as câmaras contam com flash e produzem fotografias com bastante qualidade, além de fazerem também captura de vídeo em full HD. Tem ainda uma quantidade enorme de funcionalidades relacionadas com a câmara, onde se destaca um modo de fotografia profissional. Através dele o utilizador pode ajustar todos os detalhes antes de capturar a imagem, tal como numa câmara digital profissional.

O Mate S integra uma segunda versão do Fingerprint sensor já presente noutros aparelhos da marca. Agora, o sensor além de permitir o desbloqueio do telemóvel através da leitura da impressão digital, permite também tirar selfies ou alternar entre fotografias na galeria, por exemplo. Como nos outros telemóveis da Huawei, este sensor localiza-se nas costas do aparelho, logo abaixo da câmara.

mate s luxury version

A versão de luxo do Huawei Mate S. (Flávio Nunes/Observador)

Há ainda outra novidade. Com este telemóvel, a Huawei antecipa-se à Apple na integração da tecnologia Forcetouch em smartphones. O facto é caricato, uma vez que foi a própria marca da maçã a introduzir a funcionalidade pela primeira vez no mercado através do relógio Apple Watch. No entanto, apesar de estar presente apenas na versão de luxo (luxury version) do Mate S, o Forcetouch permite que este telemóvel realize uma vasto leque de novas funcionalidades, onde se inclui a pesagem de pequenos objetos (a funcionalidade foi apresentada aos jornalistas mostrando o Mate S a medir a massa de uma laranja).

Quanto ao design, este smartphone é fabricado em alumínio e tem acabamentos de alto nível. Suporta ainda conectividade 4G, localização por GPS, comunicações por NFC, Bluetooth, rádio FM e, como é evidente, ligação WLAN. O sistema operativo funciona à base da versão 5.1.1 do Android Lollipop, personalizado pela Huawei. Chega a Portugal no início de outubro, com um PVP recomendado de 699 euros.

O Observador viajou a convite da Huawei.

Editado por Diogo Queiroz de Andrade.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.