A Associação Portuguesa contra a Leucemia vai lançar uma campanha de sensibilização para os linfomas. A associação quer ver os portugueses a fazerem bolas de sabão nas ruas de Lisboa, no dia 15 de Setembro – dia mundial do linfoma -, em “solidariedade para com todos os doentes que estão a lutar contra a doença”.

A iniciativa da Associação está a ser promovida por diversas figuras públicas, que incitam os portugueses a juntarem-se à acção de sensibilização num vídeo promocional. Entre eles constam, por exemplo, músicos como Rui Veloso, Luís Represas, Marco Paulo e Maria Ana Bobone, bem como os radialistas Pedro Ribeiro e Vasco Palmeirim.

No dia da campanha, a Associação Portuguesa contra a Leucemia terá a ajuda de um grupo de voluntários, que percorrerá a cidade num autocarro, distribuirá folhetos informativos sobre a doença e oferecerá tubos de sabão à população, para que os portugueses se possam juntar à iniciativa. O objectivo, segundo o comunicado da organização, é “cobrir o céu com bolas de sabão para sensibilizar e alertar para o linfoma”.

O Presidente da Associação Portuguesa contra a Leucemia, Manuel Abecassis, afirma que “o linfoma é uma doença com sintomas pouco específicos e muitas vezes silenciosa”. Abecassis, que é também o Director do Departamento de Hematologia e do Programa de Transplantação de Medula Óssea do IPO de Lisboa, indica que os sintomas mais comuns são “gânglios aumentados, cansaço extremo, emagrecimento e febres inexplicáveis”.

Segundo o comunicado, o linfoma atinge, todos os anos, cerca de 1.700 pessoas em Portugal.

A campanha terá ainda o apoio da Roche, e a participação de mais duas associações – a Associação de apoio aos doentes com leucemia e linfoma (ADL), e a Associação portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).