O estilo Papa Francisco tem sido muito diferente do de Bento XVI. E não se trata apenas da forma como exerce o papado. Trata-se do estilo no sentido mais literal da expressão. Embora as vestes sejam muito semelhantes, os acessórios preferidos de um e outro são muito diferentes. O Papa Bento XVI usava mais acessórios em ouro do que o Papa Francisco e mantinha-se fiel à cor tradicionalmente associada ao Sumo Pontífice, o vermelho. Até nos sapatos.

A escolha de Bento XVI em relação ao calçado causou polémica em especial desde que começou a circular que seriam de uma conhecida marca de luxo italiana, algo que as autoridades do Vaticano desmentiram dizendo que “o Papa não veste Prada, mas Cristo”. No entanto, a opção de Bento XVI por sapatos vermelhos também lhe valeu a eleição de Accessorizer of the Year em  2007, pela revista Esquire.

Apesar das críticas, a tradição papal de utilizar sapatos vermelhos é longa. De tal forma que, quando renunciou ao papado, Bento XVI renunciou também à utilização dos tradicionais sapatos vermelhos, decisão que à época provocou algum burburinho nas rede social Twitter.

O estilo do Papa Francisco é considerado menos tradicional do que o do seu antecessor e sobretudo mais despojado. Em linha com a forma como encara o seu papado, como declarou na sua conta do Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Confira na galeria em cima o estilo dos paramentos papais.