Foi um susto de morte para os campistas de Queensland, na Austrália. Este sábado à noite, um buraco de 150 metros de comprimento e 50 de largura abriu-se junto ao parque de campismo MV Beagle, na costa da Praia do Arco-Íris, conta o jornal australiano Brisbane Times.

Foram arrastados para o mar um carro, uma caravana e algumas tendas, mas não há registo de mortos nem feridos. Só de 140 campistas assustados que acabaram por ser evacuados para zonas seguras do parque.

Crê-se que o buraco pode ser o resultado de alguns sismos de pequena magnitude que têm atingido aquela zona nos últimos tempos. A CNN explica que “este é um processo natural de erosão”, onde há uma remoção gradual de rocha depositada debaixo do oceano. “Eventualmente, a água subterrânea dissolve estes sedimentos”, explica num vídeo.

O esquema apresentado pela CNN sugere que a água subterrânea se torna ácida e vai dissolvendo a rocha calcária depositada debaixo do oceano, formando um buraco. É então que tudo o que está por cima se abate, algo que pode acontecer “em qualquer país do mundo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os fenómenos de erosão são mais comuns em regiões com pouca vegetação, porque as rochas não ficam protegidas pelas raízes das árvores. As rochas sedimentares são particularmente vulneráveis à ação da água, vento ou de fatores químicos. Ora, a areia é uma rocha sedimentar e, sendo assim, a abertura deste tipo de buracos é normal, porque se tratam de terrenos mais instáveis.

Os pescadores já pareciam, aliás, estar à espera de um fenómeno desta natureza: de acordo com o porta-voz do parque de campismo, alguns deles tinham reparado que a areia daquele local se movia, sempre acompanhada de um ruído. E, de repente, a areia abateu-se pelo mar dentro.

Os campistas que testemunharam o incidente descrevem a situação como “muito assustadora”, diz o The Guardian. Agora, o parque já não tem acesso pela costa, junto ao mar, mas apenas por terra, passado pelo centro da localidade, já que o buraco engoliu  caminho feito normalmente pelos turistas. Ainda assim, a maior parte dos campistas decidiu ficar no parque, mas a MV Beagle recebeu ordens das autoridades para não aceitar novas entradas enquanto a situação não for normalizada.

É que o perigo ainda não terminou. O Serviço de Vida Selvagem dos Parques de Queensland alertou para o facto de o buraco poder expandir-se à conta da erosão provocada pelo oceano nas áreas mas sensíveis do areal. O conselho é evitar as visitas àquela praia.

Esta não é a primeira vez que este mesmo parque de campismo enfrenta estes fenómenos da natureza. Em 2011, o MV Beagle também foi palco de um outro buraco que se abriu na costa, sem provocar estragos nem vítimas.