Novidades para os passageiros mais frequentes, novos uniformes e uma estimativa de continuar a crescer entre 7 e 8% nos próximos dois ou três anos. São estes os planos da easyJet para a Europa, apresentados nas comemorações dos 20 anos da companhia aérea que Stelios Haji-Ioannou lançou em 1995.

Com 68 milhões de passageiros em 31 países, atualmente 60% dos passageiros da easyJet começam a sua viagem fora do Reino Unido. Questionada sobre a possibilidade de expandir para fora da Europa, a presidente Carolyn McCall disse que ainda há muito a fazer em solo europeu e que os planos da companhia aérea passam por crescer entre 7 e 8%.

Ao palco do hangar 89, no aeroporto de Luton, em Londres, subiram o fundador Stelios Haji-Ioannou, a presidente Carolyn McCall e representantes de todas as tripulações europeias. Aos desfiles dos novos uniformes, que vão incluir tecnologia (wearables), juntou-se o anúncio de uma espécie de clube de elite, um “Flight Club”, cujos critérios de adesão ainda não estão definidos, mas ao qual só será possível entrar mediante convite.

Os passageiros que mais viajam a bordo dos aviões da easyJet podem receber um convite, no próximo ano, para acederam a benefícios exclusivos da companhia aérea. Com a medida, a low cost britânica pretende dar aos passageiros uma experiência mais flexível, onde mudar o nome da pessoa que vai viajar em determinado voo passa a ser possível, bem como obter garantia de preço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável português José Lopes explicou que os passageiros de negócios da easyJet têm um peso de 18% em Portugal e que têm crescido 13% por ano.

Sobre a eventual privatização da TAP, o responsável ibérico Javier Gándara disse que as incertezas não são boas para nenhuma empresa e que é importante que “a TAP faça o que tiver de fazer para se manter uma referência, sobretudo para as Américas”.

“Queremos crescer em Lisboa e por isso olhamos com preocupação para a capacidade do aeroporto”, afirmou, quando questionado sobre a eventualidade de as companhias aéreas de baixo custo se deslocarem para um aeroporto periférico, no Montijo. Dizendo que operam só em aeroportos principais, sublinhou que querem continuar a crescer no aeroporto da Portela.

Três novas rotas no verão de 2016

A 3 de novembro, a easyJet anunciou três novas rotas para o verão de 2016. Os voos entre Lisboa e Nantes, Porto e Funchal e Faro e Lyon têm tarifas mínimas a partir de 24,49 euros, 29,49 euros e 34,49 euros, respetivamente. Os primeiros começam a ser realizados a 15 de abril, os segundos a partir de 20 de maio e os terceiros têm data de início marcada para 17 de abril.

Além da subida do número de voos, a companhia aérea anunciou que vai colocar um terceiro avião em permanência na base operacional do Aeroporto Internacional do Porto, onde vai criar cerca de 40 novos postos de trabalho. Com estas novidades, no próximo ano, a easyJet prevê ultrapassar os cinco milhões de passageiros em Portugal

As reservas para as novas rotas já podem ser feitas, sendo que a easyJet prevê ter disponíveis cerca de 5,6 milhões de lugares no próximo ano, em Portugal. Com presença em cinco aeroportos portugueses, a companhia aérea opera 51 rotas a partir de Portugal (incluindo as 12 rotas novas de 2015) e emprega 234 colaboradores no país.