Parece mais uma fotografia de outono: são os muros de pedra, o portão de metal e uma série de folhas acastanhadas a pintar o chão verde. Até aqui nada de anormal. Mas e se lhe dissermos que não são apenas as árvores que aparecem despidas nesta imagem? Pois bem, nesta foto há uma mulher nua escondida na paisagem. Já a viu?

body painting alemanha

Enquanto coloca o seu cérebro e a sia visão em ação, nós contamos-lhe a história por detrás desta imagem. Ela foi criada por Jörg Dusterwald, um artista de 49 anos que se dedica ao body painting, isto é, a pintar modelos nus e a fotografá-los em determinadas paisagens. O objetivo? “Enganar o olho humano”, conforme explica o ABC. Desta vez, o artista escolheu o corpo de Nadine Tschiponnique para se fundir com uma paisagem na Baixa Saxónica, na Alemanha.

Foram necessárias longas horas de maquilhagem, descobrir o momento perfeito de luz e encontrar um modo de a ilusão de ótica funcionar de acordo com a perspetiva de várias pessoas (já que a sensibilidade para os relevos e cores depende de pessoa para pessoa). Mas a experiência de 20 anos de Dusterwald ajudou.

Mas deixemo-nos de rodeios: para encontrar Nadine Tschiponnique tem de olhar para a zona inferior à direita da imagem. Está a ver a árvore em primeiro plano? Repare na parte de baixo do tronco: vai encontrar a mulher sentada no chão, encostada à árvore e com as pernas no lugar das folhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR