Nos Estados Unidos, dezenas de apresentadoras de meteorologia foram apanhadas a usar o mesmo vestido na televisão – um vestido feito pela empresa chinesa Homeyee, que se vende na Amazon a menos de 25 dólares, relata a revista Time. As razões para a popularidade do vestido (que está disponível em sete cores diferentes)? A simplicidade e o preço.

Captura de ecrã 2015-11-25, às 11.54.59

O vestido, segundo noticia o jornal inglês The Guardian, foi partilhado num grupo de Facebook de apresentadoras de meteorologia. A partir daí, a sua popularidade disparou.

A sua popularidade deve-se, em grande parte, ao facto da peça cumprir os exigentes requisitos da televisão: não é listada, não tem quadrados, está disponível nas cores azul e vermelho (as mais indicadas para televisão) e é suficientemente sóbrio para poder ser usado em direto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como se pode ver, as regras de indumentária são muitas, no caso das apresentadoras de meteorologia. Que estão muito mais limitadas nas escolhas que os apresentadores homens, cuja única preocupação diária é a escolha da gravata: o fato, tendencialmente escuro, adapta-se bem ao cenário televisivo. Essa tem sido a regra desde 1936, altura em que George Cowling apresentou, na BBC, o primeiro boletim meteorológico televisivo.

O mesmo explica a meteorologista Siân Lloyd ao jornal britânico:

Na [apresentação da] meteorologia, estamos terrivelmente limitadas. Não podemos usar peças floreadas, listadas ou aos quadrados; elas brilham e mexem-se no ecrã. E se o cenário é um ecrã verde não podemos usar peças verdes, porque tornar-nos-íamos invisíveis. Portanto estamos limitadas ao vermelho e ao azul (…). Os homens têm muita sorte: só têm de usar uma gravata diferente todos os dias, e estão vestidos.

O mesmo diz Nazaneen Ghaffar, apresentadora de meteorologia da Sky News, ao The Guardian: “Os vermelhos e os azuis são os melhores; as peças listadas são de evitar”.

Mas há ainda outro fator que torna o vestido especialmente atrativo: o preço. Quem acha que, só porque trabalham em televisão, as apresentadoras de meteorologia não têm problemas com o custo das roupas está enganado – como explica Siân Lloyd ao The Guardian. “O que as pessoas se esquecem sobre os apresentadores de meteorologia é que habitualmente não têm um grande orçamento para roupas, mas estão na televisão todas as noites. (Os designers) normalmente não querem vestir os apresentadores de meteorologia”. Ao contrário dos apresentadores dos telejornais.

Se no futuro vir, numa das estações televisivas portuguesas, um vestido parecido com este, já sabe: é sinal que a moda já viajou o Atlântico e chegou à Europa.