790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quando as celebridades também têm sósias

Este artigo tem mais de 5 anos

Têm milhares de seguidores no Instagram, chegam a ser perseguidos na rua, e a culpa é da sua aparência física. Conheça os sósias de Angelina Jolie, Rihanna, Katy Perry e George Clooney.

i

Imagem retirada da conta de Instagram chelseamarr31

Imagem retirada da conta de Instagram chelseamarr31

É no Instagram que eles vivem, entre retratos fotográficos que evidenciam traços faciais semelhantes aos de diferentes artistas. Nesse lugar mágico e virtual, acumulam milhares de seguidores não pelo que fazem profissionalmente mas pelo aspeto físico que apresentam. Não são estrelas de cinema que frequentam passadeiras vermelhas, muito menos artistas musicais que sobem ao palco para cativar multidões, antes pessoas comuns a quem a genética deu um dom: serem sósias de celebridades cuja fama é inegável.

É o caso da escocesa Chelsea Marr. Basta um vislumbre numa fotografia da jovem de 24 anos para perceber as semelhanças com Angelina Jolie: lábios carnudos, cabelos morenos e longos, olhos claros e até sobrancelhas arqueadas ao jeito da protagonista de Tomb Raider — é precisamente a aparência de Marr o segredo dos seus 110 mil seguidores. E se ela chama a atenção de anónimos, o que dizer da comunicação social? Os holofotes encadearam-na tanto que Marr se viu obrigada a publicar no Facebook uma espécie de comunicado onde esclarecia várias dúvidas levantadas por terceiros: não, não é modelo, trabalha antes como gerente de uma empresa ligada ao petróleo e ao gás, e fez operações plásticas em prol da autoconfiança e não para ficar ainda mais parecida com a mulher de Brad Pitt — retocou lábios, nariz e peito.

Stressed but still smiling? #somuchtodo #solittletime

Uma foto publicada por Chelsea Marr (@chelseamarr31) a

Já Andele Lara beneficia por ser muito parecida com a cantora Rihanna. Não há dia em que saia à rua e não seja perseguida por fãs ou tire fotografias com desconhecidos. A estudante de Boston, Massachusetts, é continuamente confundida nas ruas e nas redes sociais com a artista. A confusão até já se transformou num part-time inesperado que lhe tem valido uma conta recheada: em novembro de 2014, o Daily Mail escrevia que várias marcas pagam milhares de libras para que Andele endosse os seus produtos, atividade que no ano anterior lhe garantiu 13 mil libras (cerca de 16 mil euros). Atualmente, a jovem tem cerca de 73 mil seguidores no Instagram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jessica Burciaga, por sua vez, faz lembrar a cantora e atriz Jennifer Lopez. A modelo e dona de uma empresa de roupa está quase a alcançar 1,5 milhões de fãs na sua conta de Instagram. Não são apenas os genes que permitem uma rápida associação a J. Lo, mas também as peças de roupa e a maquilhagem escolhidas a dedo por Burciaga, que se atreveu a usar um vestido muito semelhante ao icónico modelo Versace que a cantora levou aos Grammy de 2000 — esse mesmo, verde e com um longo decote em V, que esteve na origem do Google Images.

Kim Kardashians também as há, sobretudo quando nas veias corre sangue mexicano. E é mesmo isso que lhe chamam: Jimena Sanchez, jornalista desportiva, é a “Kim Kardashian mexicana”. Prova disso é uma viagem curta pela conta de Instagram da própria. Sim, também ela tem milhares de seguidores e imagens provocantes, em poses sensuais. Se o cabelo escuro e a maquilhagem fazem lembrar a socialite (novamente envolvida num escândalo devido ao uso excessivo de Photoshop), o que dizer do corpo curvilíneo?

Amo mi vestido de hoy para Lo Mejor de #FoxSports.. Gracias @houseofcbes ♡♥

Uma foto publicada por Jimena Sanchez (@jimenasanchezmx) a

Mas nem todas as imitações — propositadas ou não — correm pelo melhor. O facto de Francesca Brown ter traços faciais muito semelhantes aos de Katy Perry tem prejudicado a carreira da jovem atriz. Em março deste ano, o jornal Metro noticiava que a aparência quase idêntica à da cantora pop custou-lhe vários trabalhos: Brown chegou a ouvir que a sua cara “famosa” poderia confundir a audiência. A vida pessoal também é afetada, até porque de cada vez que sai à rua, Francesa é perseguida por fãs e paparazzi.

#Arsenal #coyg

Uma foto publicada por francesca_brown (@francesca_brown) a

Tobias Sheldon é o exemplo mais extremo desta realidade. O norte-americano era tão obcecado pelo artista musical Justin Bieber que gastou 94 mil euros em operações plásticas para se parecer com ele. Resultado? A aparência natural de Sheldon tornou-se numa miragem cada vez mais disforme. As consequências não foram, porém, meramente estéticas. Aos 35 anos de idade, Tobias Sheldon foi encontrado sem vida, em agosto deste ano, num motel na Califórnia. Apesar da devoção ao cantor pop, a origem da morte estará relacionada com uma recente ruptura amorosa.

How much do I look like justin on a scale of 1-5? I'm getting my ears done on the 26th. #tobysheldon #justinbieber @justinbieber

Uma foto publicada por Toby Sheldon Bieber (@tobysheldon) a

A estes sósias acrescentam-se ainda outros. Como aqueles que não teriam muita dificuldade em fazer-se passar por uma jovem Ariana Grande ou um sempre elegante George Clooney.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora