Um navio que transportava mais de 100 passageiros ficou à deriva ao largo da ilha de Sulawesi, na Indonésia, este sábado. A notícia avançada pela Reuters contraria relatos da imprensa local que davam conta de que a embarcação tinha naufragado.

“O navio não se afundou”, disse um porta-voz da polícia local, citado pela Reuters. A mesma fonte garantiu que as autoridades portuárias perderam o contacto com o navio depois de o respetivo motor ter deixado de funcionar — apesar disso, a embarcação parece ainda estar à tona da água.

No final da tarde, o navio enviou um sinal de socorro, referindo que tinha sofrido um acidente resultante de ondas de quarto e cinco metros, escreve a Lusa, que cita o porta-voz do ministério dos Transportes indonésio, J.A. Barata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, disse que uma equipa estava a tentar alcançar a embarcação, referindo ainda que “o barco tinha mais de 122 pessoas a bordo” — até ao momento, não há notícias de vítimas.

O número contraria os relatos iniciais de sites noticiosos locais, como o Detik.com, que antes escrevera 108 pessoas. O navio deixou Kolaka, no sudeste da ilha de Sulawesi. Não se sabe ao certo o destino final da embarcação, apenas que seria no sul de Sulawesi, que fica do outro lado do Golfo de Boni.

O alegado naufrágio é o segundo acidente marítimo a acontecer na Indonésia só nesta semana, lembra o britânico Guardian. Ainda na passada quarta-feira um cargueiro colidiu com um navio que transportava componentes químicos. Seis tripulantes continuam desaparecidos.

Diz ainda a Lusa que o arquipélago indonésio tem mais de 17 mil ilhas, que dependem fortemente dos serviços de ferry, setor que tem um registo fraco de segurança, sendo comuns os acidentes fatais.