O governador do Banco de Itália, Ignazio Visco, afirmou hoje que a banca italiana está sólida, não necessitando de “aumentos de capital”, e tranquilizou os investidores dizendo que os créditos deteriorados “estão cobertos por amortizações e garantias”.

Visco fez estas declarações em Turim, no norte do país, após várias semanas de volatilidade no setor bancário italiano, com algumas quedas fortes, como é o caso da Banca Monte dei Paschi di Siena.

“Nas últimas semanas, o mercado bolsista italiano sofreu quebras bruscas, especialmente o setor bancário, que esteve sujeito a uma elevada volatilidade, influenciada pela incerteza internacional e pelas dúvidas sobre a qualidade dos seus ativos”, considerou Ignazio Visco.

O governador do Banco de Itália recordou que a queda dos bancos italianos ocorreu após ter sido divulgado que o Banco Central Europeu (BCE) tinha solicitado informações sobre os créditos de risco a algumas entidades italianas.

“O pedido do BCE foi meramente informativo, mas gerou dúvidas injustificadas”, disse.

Segundo Ignazio Visco, os investidores internacionais não têm por que duvidar do sistema bancário italiano já que os 200.000 milhões de créditos deteriorados acumulados “estão amplamente cobertos com amortizações e garantias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR