O sobrinho do magnata dos casinos Stanley Ho, Alan Ho, foi condenado esta quinta-feira a 13 meses de prisão por exploração de prostituição em Macau.

Alan Ho foi julgado com outros cinco arguidos por associação criminosa e exploração de prostituição no Hotel Lisboa, de Macau, propriedade da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (STDM), do universo de Stanley Ho. Todos os arguidos foram absolvidos do crime de associação criminosa, mas condenados por exploração de prostituição a penas de prisão que variam entre 5 meses e 2 anos e 5 meses.

Os seis arguidos estavam em prisão preventiva deste janeiro do ano passado e todos serão libertados de imediato, apesar das condenações. Cinco deles, incluindo Alan Ho, serão libertados porque já cumpriram a pena a que foram condenados por estarem detidos preventivamente há mais de um ano.

Quanto à subgerente do Hotel Lisboa, Kelly Wang Qiaoyu, a quem foi aplicada a pena mais pesada (2 anos e 5 meses de prisão) será também libertada hoje porque a sentença não transitou ainda em julgado e há lugar a recurso para uma instância judicial superior. Fica, porém, proibida de deixar Macau e obrigada a apresentar-se periodicamente às autoridades.

Este foi considerado o maior caso de exploração de prostituição em Macau desde a transferência da administração do território de Portugal para a China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR