O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que o Governo aprovará na quinta-feira o regulamento final da Unidade de Combate Antiterrorista e que até ao final do ano funcionará o ponto de contacto único entre polícias e instituições europeias.

Estes dois passos do executivo português no domínio da segurança foram referidos por António Costa após ter recebido em São Bento o Presidente da República de França, François Hollande, com quem depois saiu no mesmo carro para participar numa breve cerimónia particular na embaixada francesa em Lisboa.

Numa curta declaração aos jornalistas nos jardins de São Bento, com o chefe de Estado francês ao seu lado, as primeiras palavras de António Costa destinaram-se a condenar o recente atentado ocorrido em Nice, ato que classificou como “horrível”.

Depois de salientar a “solidariedade” de Portugal em relação a França no combate ao terrorismo, o primeiro-ministro defendeu que a segurança “é um esforço que se exige a todos os países europeus”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Costa disse então que o Conselho de Ministros de quinta-feira “aprovará o regulamento final da Unidade de Combate Antiterrorista”.

“E até ao final deste ano teremos em funcionamento o ponto de contacto único entre as policiais e as instituições europeias, porque é essencial reforçar a cooperação policial transnacional, a troca e a partilha de informações. E esta é para nós também uma prioridade”, salientou o líder do executivo nacional.

António Costa destacou mesmo a França como “um bom exemplo” em matéria das prioridades políticas que devem ser seguidas pela União Europeia.

“A Europa tem de se concentrar naquilo que é fundamental: A segurança das pessoas, a criação de emprego, o crescimento económico e dar esperança ao futuro da juventude”, especificou o primeiro-ministro.