O alegado radical islâmico Reda Kriket detido em março, nos arredores de Paris, tinha “provavelmente” planos para realizar um ataque durante o campeonato europeu de futebol, disse esta terça-feira aos deputados o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

Esta é a primeira vez que, oficialmente, é referido o alvo do francês, de 34 anos, detido em março e que segundo as autoridades tinha como objetivo fazer um ataque de “grande amplitude”.

“Desde 2012, 16 ataques foram frustrados. Em particular quando foi detido em março uma pessoa que tinha em casa um arsenal, incluindo explosivos, que tinha na mira o campeonato europeu de futebol”, disse Manuel Valls, durante um discurso sobre o prolongamento do estado de emergência.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro tinha já afirmado que o ataque “extremamente letal” tinha sido frustrado antes do campeonato europeu de futebol, que decorreu em França.

Na quinta-feira, um ataque em Nice com um camião que atropelou pessoas durante dois quilómetros provocou 84 mortes.

Esta terça-feira, Manuel Valls reafirmou que o país pode esperar mais ataques e mortes e que vai ter de “aprender a viver com isso”.

“Mesmo que estas palavras sejam difíceis de dizer, é a minha função fazê-lo: Vão haver outros ataques e outras pessoas inocentes vão ser mortas”, afirmou o primeiro-ministro aos deputados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR