Passamos o inverno a queixar-nos da chuva e do frio mas, quando chega o verão, o calor deixa-nos sonolentos, preguiçosos e sem energia. Se vamos à praia, ficamos moles. Se estamos a trabalhar, temos sono. E se passeamos na rua, não temos energia para andar a pé. A questão que se coloca não é porquê — isso já explicámos no ano passado — mas sim de que forma poderemos aumentar a energia nestes dias tão secos e quentes.

Susannah Seton e Sondra Kornblatt são duas especialistas que há uns anos escreveram um guia (“365 Energy Boosters”) para todos as pessoas que andam em modo zombie durante o dia, sem energia para nada. Se esse é o seu caso, não é o único. Eis o que pode fazer.

Beba muitos líquidos

Perdemos, em média, 2,5 litros de água por dia — água essa que deve ser reposta. No verão, temos ainda de equilibrar a perda de suor e a desidratação por causa do calor. Quando sente sede é mau sinal porque significa que o corpo já está desidratado. O ideal seria nunca passar mais de uma hora sem dar água ao corpo. Em entrevista à Vogue espanhola, Russell Bateman, criador do “Skinny Bitch Collective”, um plano de treino de celebridades, aconselha uma mistura de água de coco, chá verde e limão por ser um cocktail energético: a água de coco é uma fonte de eletrólitos, como o potássio, essenciais para hidratar e gerar energia no corpo; o chá verde acelera o metabolismo e o limão melhora a digestão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Troque os treinos por caminhadas

Está demasiado calor para treinos intensos e o truque é uma caminhada de oito minutos: ande de cabeça erguida e deixe os braços caídos, balançando-os ao ritmo do movimento da sua caminhada. Segundo as especialistas, este balancear dos braços estimula o cérebro a produzir energia e dura duas horas ou mais.

Pratique a respiração

As especialistas chamam-lhe “square breathing” e é muito usada para a ansiedade mas também é uma forma simples de aumentar a energia ao tirar-se maior partido da respiração. Chama-se “square” porque é dividida em quatro momentos, como um quadrado: inspirar, prender, expirar e manter — sempre na mesma quantidade de tempo, como mostra a imagem em baixo.

Estimule os músculos do pescoço

Quando se tem estes músculos contraídos ou fracos, a fadiga acumula-se nas nossas costas. Um dos exercícios que pode fazer (em qualquer lado) é simples: sente-se, entrelace as mãos e coloque-as na parte de trás da cabeça, fazendo pressão com as mãos e resistindo com a cabeça. Faça isto durante três segundos e repita dez vezes. Outra técnica passa por colocar as palmas das mãos na testa, pressionar para trás e resistir com a cabeça. Também durante três segundos e repetindo dez vezes.

Renda-se ao chá verde

Ou seja, troque os cafés por chá verde. E os motivos são bons: o chá verde tem apenas um quarto da concentração de cafeína encontrada no café e possui o aminoácido L-teanina. Juntas, dão mais energia ao corpo. Além disso, contém um nutriente poderoso, o EGCG, que melhora a eficiência da insulina no corpo, prevenindo as quebras ou os picos de açúcar que resultam em fadiga. Mas não exagere: quatro chávenas por dia é o máximo recomendado.

Coma banana

Tal como os desportistas, porque é um fruto que repõe a energia. A meio da manhã ou a meio da tarde, ao invés de ir comer um bolo à padaria, leve uma banana de casa: são ricas em potássio, fibras, vitaminas C e A e três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose que dão energia ao corpo.

Durma a horas certas e nunca em demasia

Há quem defenda que todos deveríamos dormir a sesta porque uma quebra a meio do dia, nem que seja de 20 minutos, vai ter efeitos restauradores no corpo. Mas ter horas certas para dormir já é suficiente. As noites de verão são quentes e convidam a passeios até mais tarde mas evite fazê-los durante a semana porque, sempre que altera o sono em mais de duas horas, o corpo vai sentir-se imediatamente desordenado e cansado. Evite também dormir, numa noite, 12 horas seguidas para compensar o cansaço. Só vai acordar ainda mais cansado. Tal como explicámos neste artigo, a regra de ouro é 8 + 8 + 8: oito horas de descanso + oito horas de trabalho + oito horas de lazer.