O guarda-redes português Eduardo foi anunciado esta quinta-feira como reforço do Chelsea, da Liga inglesa de futebol, assinando um contrato válido por uma época.

A contratação do internacional luso, de 33 anos, anunciada na página oficial do clube londrino, é formalizada um dia depois de o último jogo nas balizas do Dinamo de Zagreg, ajudando o clube croata a passar à fase de grupos da Liga dos Campeões.

“Ter a oportunidade de vir para a ‘Premier League’ e para o Chelsea, uma equipa tão grande, acaba por ser uma decisão fácil”, disse Eduardo em declarações ao site do Chelsea, que divulga fotografias e um pequeno vídeo do português já com a camisola de guarda-redes.

O jogador, um dos que participou no Euro2016, classifica a liga inglesa como “a melhor e a mais difícil”, representando um nível que ainda não disputou. “É um novo desafio, sinto-me muito bem e preparado para isto”, acrescentou.

“Todos os colegas com quem fui jogando diziam que o sonho era ir para a ‘Premier League’, onde estão os melhores clubes e os melhores jogadores. A oportunidade chegou agora”, prosseguiu. “Estou feliz por estar aqui e espero ir ao encontro das expectativas das pessoas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eduardo, um produto da formação do Sporting de Braga, tornou-se internacional pela seleção principal em fevereiro de 2009 e no Mundial de 2010 foi titular. Jogou 35 vezes pela seleção.

Dos bracarenses rumou ao Génova, de Itália, onde trabalhou com Gianluca Spinelli, atual treinador de guarda-redes do Chelsea. Após alguns empréstimos, entre os quais ao Benfica, chegou à Liga croata, para o campeão Dínamo de Zagreb, onde ficou duas épocas e o arranque da atual.

Após o Euro2016, que Portugal venceu, chegou a ser considerado como hipótese para o Sporting – clube do atual titular da seleção, Rui Patrício – mas as negociações não redundaram em acordo, tendo o clube lisboeta optado por outro internacional luso, Beto.

No Chelsea, vai lutar pelo lugar com o belga Thibaut Courtois e o bósnio Asmir Begovic.