Até dia 8 de novembro, dias das eleições presidenciais americanas, o site 30days30songs apresenta — claro está — 30 canções durante 30 dias. Começaram esta segunda-feira com “Million Dollar Loan”, dos Death Cab for Cutie, e assim vão continuar.

Foi a forma ideal de começar com projeto, já que o tema aborda a frase famosa de Trump, que dizia ter começado a sua carreira de empresário graças a um empréstimo de um milhão de dólares que conseguiu com o pai. Afirmação que seria eventualmente dada como falsa.

Disse Ben Gibbard, vocalista dos Death Cab For Cutie, sobre Trump. “Não foi só a frase que se provou falsa, foi a forma como ele a divulgou de forma orgulhosa. Enojou-me. Donald Trump já demonstrou em diferentes ocasiões como não é digno da honra e da responsabilidade de ser o Presidente dos EUA e de nenhuma forma ou maneira representa este país. Ele está abaixo de nós.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da mesma forma, o texto que apresenta o projeto 30 Days 30 Songs vem com a assinatura “Artistas por uma América Livre”. Num dos parágrafos lê-se: “Esperamos que estas canções vos dêem motivação e que sejam a banda sonora para fazer a coisa certa nestas últimas semanas antes desta eleição decisiva”. O site apela também ao voto em Hillary Clinton, “a única candidata que pode prevenir o apocalipse que seria Donald Trump no lugar de Presidente”.

Seguir-se-ão canções de gente como Jim James, dos My Morning Jacket ou Aimee Mann, através de um site que também promove o voto e pede o registo dos sues visitantes numa plataforma que permite participar na eleição através da internet ou mesmo por SMS.

Entre os autores deste projeto estão Dave Eggers e Jordan Kurland. O primeiro é um dos autores mais populares da literatura americana (que escreveu livros como O Sítio das Coisas Selvagens, Um Holograma para o Rei ou Zeitoun), o segundo é um executivo da indústria musical, manager de artistas e promotor do festival Noise Pop.