O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou na sexta-feira que ganhou as eleições sem assessores e defendeu que a aposta na educação, em especial no ensino básico, deve ser a prioridade.

O chefe de Estado falava no 11.º Encontro Empresarial Ibero-Americano, em Cartagena das Índias, na Colômbia, num debate em que esteve no palco com os presidentes dos países do bloco comercial Aliança do Pacífico: Chile, Colômbia, México e Peru.

Depois de ouvir o Presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, com quem horas antes teve um encontro bilateral, contar como dispensou os seus assessores, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, em castelhano: “Também ganhei sem assessores”.

“Não é exclusivo do Peru”, acrescentou, provocando risos.

Neste encontro empresarial, que antecede a 25.ª Cimeira Ibero-Americana, o Presidente da República foi questionado sobre a relação de Portugal com a Aliança do Pacífico, mas preferiu deixar uma mensagem sobre a educação, o tema que estava a ser debatido antes.

“A Aliança do Pacífico é muito importante para Portugal, muito importante para a União Europeia também. Mas muito mais importante é a educação, a juventude e as crianças”, defendeu, recebendo palmas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR