No meio de novas peças de roupa e acessórios da Mango estavam 10 refugiados. A descoberta aconteceu ao início da manhã desta quarta-feira quando os trabalhadores da marca espanhola descarregavam a carga do camião que acabara de chegar a Barcelona. Entre os 10 imigrantes estavam quatro menores e uma mulher. O camião tinha viajado de Istambul, na Turquia, para a Catalunha.

A nacionalidade dos imigrantes ainda não foi identificada pelas autoridades catalãs, nem o local ou a forma como foi este grupo de pessoas parar a um camião de carga. Apesar de não aparentarem problemas de saúde, os imigrantes foram transportados para o hospital de Granollers, por precaução.

Apesar de as autoridades apontarem a origem dos imigrantes em Istambul, a carga passou por vários locais. Segundo a Mango – que não tem camiões e por isso contratou uma empresa turca para transportar a carga -, o contentor foi deixado inicialmente num ferry, no porto turco de Izmir. Depois viajou até ao sul de França, concretamente até ao porto de Séte. Daqui a carga seguiu diretamente para o seu local de destino, o El Centro logístico de Lliçà d’Amunt, na Catalunha.

O El Pais conta que os trabalhadores, ao conferirem as peças recebidas, constataram que os autocolantes que selavam as caixas estavam retirados. Depois depararam-se com a presença das pessoas no interior.

O motorista que fez o ultimo trajeto (sul de França – Barcelona) foi interrogado pelas autoridades e disse desconhecer que dentro do contentor estariam refugiados.

Oriol Amorós, secretário geral da imigração e da generalidade da Catalunha, já se pronunciou sobre este caso e assegurou que as 10 pessoas vão ser acolhidas pela região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR