A NOS está a preparar aumentos de 4% a 5% nos preços dos tarifários de telecomunicações, revelou o presidente executivo da operadora. Miguel Almeida admite que estes aumentos vão afetar o fluxo de clientes. As declarações de Miguel Almeida, citadas pela Bloomberg, foram feitas numa conferência em Barcelona.

O presidente da NOS adiantou ainda que a empresa continua a apostar na conquista de novos clientes, mas não ao mesmo ritmo do passado. A política comercial das operadoras para ganhar quota de mercado e “roubar” clientes à concorrência tem apostado em promoções ao nível das ofertas de pacotes que incluem os serviços de televisão paga, Internet e telemóvel. A maioria dos clientes estão aderiu às ofertas em pacote.

No entanto, os contratos “milionários” que têm sido assinados entre as operadoras e os principais clubes de futebol pelo exclusivo dos direitos de transmissão a longo prazo, são um fator de pressão para fazer subir os preços no setor das telecomunicações. A NOS assinou acordos com o Benfica e o Sporting e a Meo fez negócio com o Futebol Clube do Porto. Estes contratos movimentam muitas centenas de milhões de euros, custos que as operadoras vão amortizar, passando pelo menos uma parte para os clientes e não apenas aqueles que têm os canais premium de futebol, como a Sport TV e que são uma faixa relativamente estreita do mercado.

De acordo com o Jornal de Negócios, as outras duas principais operadoras, a Vodafone e a Meo aumentaram recentemente o preço dos seus tarifários, antecipando a atualização anual do próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR