Prepare-se pois vêm aí dois dias frenéticos de futebol. Dois clássicos e dois dérbis eletrizantes por essa Europa fora. Desde um inglês Manchester United – Arsenal, um germânico Borussia de Dortmund – Bayern Munique, um AC Milan – Inter de Milão e um madrileno Atlético de Madrid – Real Madrid.

Apesar de ser tudo além fronteiras a bola vai rolar, portanto sente-se confortavelmente no seu sofá e saiba onde pode acompanhar o melhor fim de semana de futebol desta época, até à data.

Old Trafford: o primeiro palco

Será no clássico Manchester United-Arsenal o pontapé de saída para este fim de semana de alto calibre futebolístico. O palco vai ser o estádio de Old Trafford. Este é já um duelo com muitos anos de histórica rivalidade, e apesar da tensão que existirá entre emblemas, o ambiente pode vir a ser ainda mais hostil devido ao desamor que existe entre os treinadores. Wenger, treinador do Arsenal, já confirmou que cumprimentará Mourinho, treinador do Manchester United, no entanto pouco ou nada mais se esperará no que respeita a relações cordiais entre os clubes. Os dois clubes não estão em bons lençóis na liga inglesa: o Arsenal está em 4º lugar, o Manchester United segue dois lugares a baixo, na 6º posição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partida vai ser transmitida pela SportTV3 às 12h30.

Confronto de titãs germânicos

São considerados os grandes clubes da liga alemã. O Bayern de Munique Renato Sanches desloca-se até Dortmund para defrontar o rival Borussia.

O segundo clássico da tarde de sábado, Borussia Dortmund-Bayern Munique, promete ser um teste ao sistema nervoso dos adeptos e à qualidade dos dois clubes. Além da rivalidade habitual, os dois clubes procuram de forma quase imperativa pontos. O Bayern tenta distanciar-se do RB Leipzig, equipa que está a surpreender tudo e todos no futebol alemão, e assumir o primeiro lugar de forma mais confortável. Já o Borussia Dortmund procura vitórias e não quer mais feridas no seu orgulho. A equipa tem estado em baixo de forma, devido às muitas baixas no plantel e ocupa atualmente o 5º lugar.

O jogo começa às 17h30 com transmissão na SportTV1.

Madrid vai parar

Será o reencontro entre Cristiano Ronaldo e Antoine Griezmann, depois da final do Europeu 2016. Nessa partida Ronaldo e Portugal levaram a melhor, mas agora as contas são outras. Madrid vai ter o primeiro dérbi da época. O reduto será o do Atlético, o Vicente Calderón, e aqui as pulsações em Madrid vão disparar. Os dois clubes têm das massas adeptas mais apaixonadas do mundo, ou como em espanhol se diz, a afficion que mais vibra.

Neste momento o Real Madrid segue isolado na frente da liga espanhola, com 27 pontos, e o Atlético de Madrid está na quarta posição com 21 pontos.

A transmissão em Portugal será assegurada pela SportTV2, e tem pontapé de saída para as 19h45.

Ciao Milano

É em Milão se fecha o fim de semana de luxo do futebol, e com chave de ouro, com o dérbi entre AC Milan e Inter de Milão. Os dois clubes têm estatuto de históricos, tanto no futebol italiano como mundial.

O Inter está a passar uma má fase, ocupando o 9º lugar, o que motivou a mudança recente de treinador. O português João Mário responde agora às ordens de Stefano Pioli, que substituiu Frank de Boer. Vai ser a sua primeira grande prova à frente dos italianos.

O AC Milan encontra-se nos três primeiros (no 3º lugar), mas ainda assim quer mais, tentando retomar aos antigos tempos de glória do clube. Recentemente, o dono do clube, o ex Primeiro Ministro italiano Silvio Berlusconi, anunciou que vai vender o clube, ainda este ano, a uma “holding chinesa”.

A partida inicia-se às 19h45 de domingo e tem transmissão na SportTV3.