Quase oitenta peregrinos xiitas morreram esta quinta-feira na sequência de um ataque bombista numa estação de serviço no Iraque. Um camião explodiu junto às bombas de gasolina junto a um restaurante em al-Hilla, a 100 quilómetros de Bagdade. De acordo com a BBC, o Estado Islâmico já reivindicou a autoria do ataque através da agência Amaq e afirma que há “mais de 80 mortos”. Há também 200 feridos.

Fontes iraquianas especificaram que o alvo do ataque parece ter sido um autocarro que transportava peregrinos iranianos de regresso a casa, depois de terem participado numa importante cerimónia religiosa em Karbala, uma cidade santa opara os xiitas.

A maior parte das pessoas nessa estação de serviço tinham acabado de participar num ritual de peregrinação xiita na cidade iraquiana de Karbala – a chamada Peregrinação Arbaeen. Entre as vítimas, que ainda estão a ser contadas, estão cidadãos iraquianos e naturais do Bahrein, um estado insular do Golfo Pérsico. A cerimónia xiita assinala o 40.º dia depois do aniversário da morte de um imã, muito reverenciado, do século VII. O evento costuma acolher centenas de milhares de peregrinos, incluindo muitos iranianos, que viajam por terra para o Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR