O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira sob Aviso Laranja 10 distritos de Portugal continental devido à previsão de forte ondulação, que pode atingir os 11 metros de altura. Segundo o IPMA, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob Aviso Laranja entre as 05h59 e as 23h59 de sexta-feira. Durante aquele período, o IPMA prevê “ondas de noroeste com altura significativa de entre cinco e seis metros, sendo a altura máxima entre nove e 11 metros”.

O Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Na terça-feira, a Autoridade Marítima Nacional alertou a comunidade marítima e a população em geral para a “previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar”, aconselhando a adoção de medidas de segurança e de prevenção junto ao mar.

Estas condições terão maior incidência na costa ocidental a partir do final do dia de quarta-feira, atingindo o seu pico máximo na sexta-feira”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR