Depois de ser quase garantido que os carros autónomos da Google iriam revolucionar o mercado e depois de se encontrarem envolvidos em acidentes rodoviários, a empresa tomou a decisão de abandonar o fabrico deste tipo de carros e apostar em parcerias com fabricantes de automóveis que vão utilizar a tecnologia autónoma desenvolvida pela Google. Segundo o WIRED, o projeto passa agora para as mãos da Waymo, uma empresa que pertence ao grupo da Alphabet e que está focada apenas em desenvolver uma condução mais segura para todos.

A ideia, noticiada pelo portal The Information, é semelhante ao que a empresa faz atualmente com o sistema operativo Android: a Google desenvolve o sistema operativo e depois distribui por diferentes marcas para que o possam adaptar aos dispositivos (smartphones e tablets). Seriam necessários milhares de automóveis para que a Google marcasse presença no mercado automóvel e tinha pela frente um grande confronto com grandes grupos, daí a decisão de abandonar o fabrico automóvel e passar este projeto para outra empresa dentro do grupo, a Waymo.

A comparação com o sistema Android é possível mas não devem ser levada à letra. Apesar de não ser agradável quando um smartphone avaria, os problemas associados são menores. Já no caso de um carro a situação é mais sensível, podendo levar a que as alterações ao sistema base sejam poucas ou mesmo nenhumas.

A Google ainda não confirmou nada que seja referente à futura estratégia mas espera-se uma parceria oficial com a Fiat-Chrysler e ainda um serviço de ride-sharing (partilha de boleias) com carros autónomos que pode ser implementado já em 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR