O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, encontrou-se este domingo com o embaixador norte-americano em Israel, Dan Shapiro, a quem fez saber que está indignado com a abstenção dos Estados Unidos na sanção da ONU aos colonatos judeus.

O encontro aconteceu ao final do dia em Jerusalém e, apesar de não ter sido feita qualquer declaração oficial, a imprensa israelita afirma que Netanyahu manifestou desagrado pelo texto da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a existência de colonatos judeus. A abstenção dos Estados Unidos na votação pôs fim a décadas de apoio incondicional do país a Israel, enquanto membro do Conselho de Segurança da ONU.

Este domingo, numa reunião com o Governo, o primeiro-ministro israelita culpou o ainda Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário de Estado, John Kerry, de estarem por detrás daquela abstenção. Em causa está a resolução aprovada na sexta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU que exorta Israel a “cessar imediata e completamente qualquer atividade de colonização em território palestiniano ocupado, incluindo Jerusalém Oriental”.

A resolução foi apresentada pela Nova Zelândia e pelo Senegal, aprovada com 14 votos a favor e nenhum contra. O primeiro-ministro de Israel decidiu convocar os embaixadores de todos os 14 países para lhe transmitir pessoalmente o seu desagrado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR