Quatro distritos de Portugal continental estão, esta terça-feira, sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de nevoeiro persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o Instituto, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda encontram-se sob aviso amarelo devido ao nevoeiro persistente, podendo dissipar temporariamente em alguns locais, até às 15h desta terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê, para esta terça-feira, nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no nordeste transmontano e na parte norte da Beira Alta até final da manhã, podendo persistir em alguns locais. A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e formação de geada, em especial no interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade, por nuvens altas, no Algarve e Baixo Alentejo, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado na costa sul e nas terras altas, formação de geada em alguns locais do interior e neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aqui estão as temperaturas para esta terça-feira:

  • Lisboa: Temperaturas entre os 6 e os 14 graus Celsius;
  • Porto: entre os 6 e os 16 graus;
  • Vila Real: entre os zero e os 9 graus;
  • Viseu: entre os 3 e os 13 graus;
  • Bragança: entre os zero e os 10 graus;
  • Guarda: entre os zero e os 8 graus;
  • Castelo Branco: entre os 3 e os 14 graus;
  • Coimbra: entre os 4 e os 15 graus;
  • Santarém: entre os 4 e os 16 graus;
  • Évora: entre os 3 e os 16 graus;
  • Beja: entre os 5 e os 16 graus;
  • Faro: entre os 9 e os 18 graus.

Agitação marítima fecha uma barra e condiciona três

Uma barra do continente está esta terça-feira fechada à navegação e três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet. A barra de Esposende encontra-se fechada a toda a navegação e devido à previsão de agitação marítima forte.

As de Vila do Conde e Póvoa do Varzim estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, que só deverão utilizar a barra no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar. Em São Martinho do Porto, a barra está condicionada devido a assoreamento, pelo que a navegação deve ser feita com cautela e a barra praticada apenas na preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para esta terça-feira, na costa Ocidental ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros e na costa ondas de sueste inferiores a um metro, sendo de sudoeste com um metro junto ao cabo de São Vicente.

Por causa da agitação marítima, a Marinha portuguesa alertou na segunda-feira a comunidade marítima e a população do arquipélago dos Açores para a previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar, em especial do grupo ocidental e central. A Marinha recomenda o reforço da amarração e uma vigilância cuidada das embarcações atracadas, bem como a consulta regular dos avisos à navegação e da previsão meteorológica e outras informações sobre a praticabilidade dos portos”, junto das respetivas capitanias.

Em comunicado, a Marinha aconselhou também que as pessoas evitem sair para o mar até que as condições melhorem. Segundo a Marinha, as ondas podem atingir os sete metros de altura e terão maior “incidência no grupo ocidental e central a partir do fim da manhã de terça-feira”. A situação vai manter-se em grandes alterações até ao final da manhã de quinta-feira (29 de dezembro). No comunicado, é aconselhado aos pescadores lúdicos para evitarem pescas em zonas de “arriba nas frentes costeiras” e à população em geral que evite passear junto à costa ou aproximar-se da rebentação.

O grupo ocidental inclui as ilhas das Flores e do Corvo e o grupo central inclui as ilhas do Pico, Terceira, Graciosa, São Jorge e Faial.