O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, esta quinta-feira, um ‘Aviso Amarelo’ para Castelo Branco e Portalegre devido à chuva forte, elevando para nove, o número de distritos com este alerta para a precipitação. Na quarta-feira, o IPMA tinha emitido ‘Aviso Amarelo’ para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte. Esta quinta-feira, o Instituto alargou o aviso a Castelo Branco e Portalegre, também por causa da chuva.

Em Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém o aviso vai estar em vigor entre as 9h e as 15h desta quinta-feira, e em Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro entre as 11h e as 21h de hoje.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora na faixa costeira e agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O aviso de vento vai estar em vigor entre as 9h e as 12h desta quinta-feira e o de agitação marítima entre as 7h de sexta-feira e as 7h de sábado.

O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR