A Skoda, que nos últimos meses tem revelado novidades a um ritmo impressionante, algumas delas absolutamente inéditas na sua oferta, está com uma dinâmica invejável. Prova disso mesmo, o novo Octavia RS 245, a versão mais poderosa da história do familiar checo, com 245 cv de potência, que fará a sua estreia oficial em Março, no Salão de Genebra, para iniciar a sua carreira comercial pouco depois.

Disponível tanto com carroçaria de quatro portas como na versão carrinha, o novo Octavia RS 245 tem na secção dianteira revista o seu principal elemento distintivo exterior, graças à grelha de maiores dimensões com barras e moldura em preto brilhante, às tomadas de ar no pára-choques (do tipo favo de abelha) mais largas, e aos faróis adaptativos integralmente por LED oferecidos de série – sendo também por LED, com efeito cristalino, os faróis de nevoeiro, os farolins traseiros e a luz de matrícula. As caixas dos retrovisores em preto, o deflector traseiro e o logótipo RS colocado na grelha frontal e na tampa da mala, com o “V” de vitória em preto brilhante, também ajudam a distinguir este de qualquer outro Octavia.

O ambiente interior, dominado pelo preto, também ilustra a vocação do modelo, aqui se destacando os bancos desportivos em Alcantara, com encostos de cabeça integrados e emblema RS gravado, o volante multifunções revestido a pele perfurada ou a pedaleira com acabamento em alumínio. A iluminação ambiente por LED permite optar entre 10 cores distintas, ao passo que as soleiras das portas dianteiras também exibem o logótipo RS.

A mecânica, essa, é basicamente a mesma do Volkswagen Golf GTI Performance Pack. O motor 2.0 TSI, um quatro cilindros turbo com injecção directa de gasolina e uma sonoridade de escape especialmente trabalhada, oferece 245 cv de potência, ou seja, mais 15 cv do que o Octavia RS “normal”, sendo o binário máximo de 370 Nm, constante entre as 1.600 rpm e as 4.300 rpm. De série, é proposta uma caixa manual de seis velocidades, sendo este o primeiro Octavia a poder montar, em opção, a caixa pilotada DSG7 de dupla embraiagem e sete relações.

Para quem aprecia números, aqui ficam os mais importantes: 6,6 segundos nos 0-100 km/h (6,7 segundos na carrinha), velocidade electronicamente limitada a 250 km/h, recuperações 60-100 km/h em 6,4 segundos (6,5 na carrinha) e 80-120 km/h em 6,6 segundos (6,8 na Break).

De modo a poder fazer bom uso destes valores, o novo Octavia RS 245 conta com um chassi desportivo, rebaixado 14 mm e com uma via traseira 38 mm mais larga do que anteriormente. De série são, ainda, as jantes de 19” em preto brilhante, o controlo de estabilidade com modo Sport, o diferencial autoblocante dianteiro de controlo electrónico VQA (exclusivo deste modelo) e o selector dos modos de condução. Opcional é, por seu turno, o sistema de amortecimento adaptativo DCC.