Há uma coisa a que, infelizmente, não podemos tirar mérito a Marco Gonçalves: por causa da brutal agressão ao árbitro José Rodrigues, com uma joelhada na cara logo aos dois minutos após ter sido expulso, colocou Portugal a ser falado em tudo o que é mundo do futebol. Mas percebe-se que o Canelas já estava identificado…

Comecemos por Espanha, bem aqui ao pé. O jornal Marca descreve a equipa dos distritais da Associação de Futebol do Porto como “a equipa mais agressiva da Europa”. E até foram simpáticos, pelo menos a comparar com uma outra publicação mais pequena, o Diário de Avisos, que escreve sobre a “equipa mais violenta do Mundo”. O As, também de Madrid, utiliza a mesma frase para colocar o vídeo da agressão.

A versão espanhola da BBC também não se poupou na descrição do que se passou. “Joelhadas e patadas: Canelas 2010, a equipa que tem aterrorizado os seus rivais no futebol de Portugal”, diz. Num texto longo, ou quase um testamento tendo em conta de que, apesar de tudo, se trata de um conjunto dos distritais, a publicação recorda também as declarações do capitão Fernando Madureira, quando o líder dos Super Dragões explicou que os jogadores da sua equipa não andavam com paus atrás dos adversários.

Em França, a RFI fala do “regresso do terror do futebol amador português”, ao passo que, em Inglaterra, o Daily Mail faz um texto sobre o “Momento horrível: futebolista dá uma joelhada violenta na cabeça de um árbitro e parte-lhe o nariz”. Em ambos os países, houve mais publicações a não passarem ao lado do assunto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A revista France Football dedica na edição em papel desta terça-feira duas páginas ao clube português com o título: “Canelas 2010, o reino do terror”.

As duas páginas dedicadas ao Canelas na edição desta terça feira da conceituada revista France Football

Pensa que a coisa ficou pela Europa? Nada disso: no Brasil, o Globo não esquece “o time formado por membros de organizada do Porto”. E continuando a falar de publicações brasileiras, o mais curioso, com tanto de curiosidade como de má imagem, é perceber que o Canelas já tinha sido motivo de muito mais reportagens lá fora do que se possa imaginar, nomeadamente depois da recusa de 12 clubes defrontarem o conjunto na primeira fase do Distrital de 2016/17. Agora, a tendência não vai melhorar…

Canelas 2010. A vida (difícil) depois do boicote

Vídeo. Queixas contra equipa de futebol com jogadores dos Super Dragões