O sistema operativo Android atingiu um novo marco na história da Google, conseguindo tornar-se no sistema operativo mais utilizado na internet, destronando assim o famoso Windows da Microsoft, segundo os dados da StatCounter.
Foi no dia 3 de abril que a Google teve motivos para festejar depois de o Android — sistema operativo (SO) da empresa — ter conseguido tornar-se o SO mais utilizado da internet onde são contabilizados todos os computadores, tablets e smartphones.
No mês de março, o Android atingiu valores de utilização de 37.93% deixando para trás o Windows, que está presente em 37.91% dos equipamentos ligados à internet. A diferença é muito pouca mas foi o suficiente para “marcar o fim da liderança da Microsoft a nível mundial dos sistemas operativos”, comentou Aodhan Cullen, presidente executivo da StatCounter. A Microsoft detinha a liderança do mercado desde os anos 80.
Um fator que influenciou estes resultados foi o facto de os smartphones começarem a ser utilizados como método preferencial para aceder à internet. Estes valores não implicam que a Microsoft tenha perdido parte do mercado, uma vez que continua a ser o sistema operativo mais utilizado em computador por todo o mundo, sendo responsável por 84% dos acessos à internet em todo o mundo (em desktops e portáteis).
O gráfico seguinte demonstra a utilização de cada sistema operativo presente apenas em desktops e portáteis: