Android vence Windows e torna-se no sistema operativo mais utilizado na internet

A Google conseguiu atingir um novo marco na história do seu sistema operativo, o Android, que acabou de ultrapassar o Windows da Microsoft tornando-se o sistema operativo mais utilizado na internet.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

O sistema operativo Android atingiu um novo marco na história da Google, conseguindo tornar-se no sistema operativo mais utilizado na internet, destronando assim o famoso Windows da Microsoft, segundo os dados da StatCounter.

Foi no dia 3 de abril que a Google teve motivos para festejar depois de o Android — sistema operativo (SO) da empresa — ter conseguido tornar-se o SO mais utilizado da internet onde são contabilizados todos os computadores, tablets e smartphones.

Gráfico referente à evolução do Windows e do Android onde é possível ver como o sistema operativo móvel tem vindo a crescer no número de acessos à internet

No mês de março, o Android atingiu valores de utilização de 37.93% deixando para trás o Windows, que está presente em 37.91% dos equipamentos ligados à internet. A diferença é muito pouca mas foi o suficiente para “marcar o fim da liderança da Microsoft a nível mundial dos sistemas operativos”, comentou Aodhan Cullen, presidente executivo da StatCounter. A Microsoft detinha a liderança do mercado desde os anos 80.

Um fator que influenciou estes resultados foi o facto de os smartphones começarem a ser utilizados como método preferencial para aceder à internet. Estes valores não implicam que a Microsoft tenha perdido parte do mercado, uma vez que continua a ser o sistema operativo mais utilizado em computador por todo o mundo, sendo responsável por 84% dos acessos à internet em todo o mundo (em desktops e portáteis).

O gráfico seguinte demonstra a utilização de cada sistema operativo presente apenas em desktops e portáteis:

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.