A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) criou uma plataforma digital para apoiar os peregrinos que se deslocam a pé para Fátima, dispondo esta ferramenta de um sistema de georreferenciação para os acompanhar durante o percurso.

A plataforma — www.protecaocivilfatima.pt — foi lançada na quarta-feira no âmbito da apresentação do dispositivo especial de proteção e socorro da “Operação Fátima 2017” para a visita do papa a Fátima, em maio.

Segundo a ANPC, esta plataforma ‘online’ junta informação útil de apoio ao peregrino de Fátima e pode ser consultável no telemóvel.

A Proteção Civil adianta que a plataforma integra uma ferramenta de georreferenciação, na qual “o peregrino pode planear rotas e obter outras informações como pontos de apoio, locais de dormida, parques de estacionamento, áreas de refeições, postos de socorro entre outros recursos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para ter acesso a esta plataforma, os peregrinos têm que fazer um registo e podem também ser avisados de tudo o que se está a passar no âmbito da Operação Fátima 2017.

Este ‘site’ da internet é ainda complementado com informação útil dos cuidados a ter antes de iniciar a peregrinação, durante a caminhada e à chegada ao destino.

O papa Francisco visita Fátima de 12 a 13 de maio, no âmbito das comemorações do centenário das “aparições”, tendo a ANPC montado o dispositivo especial de proteção e socorro para apoiar o elevado número de peregrinos que são esperados no santuário.

O dispositivo, que vai estar ativo entre as 10h00 do dia 10 de maio e as 20h00 do dia 14 com diferentes níveis de envolvimento de meios, vai envolver 668 operacionais, podendo este número ser aumentado com mais 312, caso aconteça alguma situação de exceção.